segunda-feira, 10 de março de 2014

Arroz de pato à minha maneira



Hoje trago mais uma receita bem caseira e tradicional, mas também mais uma ideia de como fazer 2 refeições diferentes com o mesmo ingrediente. Com um pato fiz este arroz de pato e ainda fiz outra refeição para o jantar. É uma óptima forma de poupar nas refeições.

Receita para 2 a 3 pessoas
Grau de dificuldade - médio
Tempo de confecção - 1h40

Ingredientes
  • 1 pato com cerca de 2kg
  • 150 g arroz vaporizado
  • 1 cebola
  • 1/2 chouriço de carne 
  • sal q-b.
  • 1 folha de louro
  • rodelas de linguiça e chouriço mouro q.b. 




Confecção

1. Corte o pato em pedaços e coloque-o na panela de pressão com bastante água, sal, uma cebola descascada e o chouriço de carne. Tape a panela e leve ao lume durante cerca de 45 m a 1 h após levantar fervura ( este tempo depende não só do tamanho do pato mas também se é caseiro ou não. O meu era um pato caseiro pelo que cozi-o durante quase 1 hora na panela de pressão).

2. Passado este tempo retire a pressão à panela e retire o pato cuidadosamente. Deixe arrefecer e depois desfie-o.  Retire também o chouriço e corte-o em pequenos cubos.

3. Triture o caldo com a varinha mágica e leve novamente ao lume. Quando ferver introduza o arroz e cozinhe-o por uns 12 minutos após levantar novamente fervura. Retire o arroz do caldo escorrendo-o bem. Junte-lhe os pedaços de pato desfiado e os cubos de chouriço. Coloque numa travessa de forno . Espalhe as rodelas de enchidos e leve ao forno a alourar cerca de 30 minutos em forno médio. Retire do forno e sirva de seguida acompanhado de salada.


Nota

Quando desfiar o pato reserve logo uma parte para outra refeição, uma vez que um pato com 2 kg, o peso médio, dá para mais do que uma refeição.
Assim ao jantar fiz pato com legumes salteados no wok.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.