sábado, 1 de março de 2014

Bacalhau à Brás com cenoura, alho francês e paté de azeitona


A cozinha tradicional portuguesa  como quase todos os tipos de cozinha, tem sempre tendência a mudar. Algumas receitas evoluíram, outras desapareceram ao longo da História. O Bacalhau à Brás é uma receita que continua presente na culinária nacional mantendo-se mais ou menos fiel à versão original. A sua origem, consta, deve-se a um taberneiro de Lisboa, de seu nome Braz (ou Brás), que misturou bacalhau desfiado,  batatas fritas e ovos mexidos.

Cá por casa é um prato que adoro mudar acrescentar ingredientes  como foi o caso deste bacalhau à Brás com cenoura alho francês e paté de azeitona. Deixo a sugestão esperando que gostem.


Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo de confecção - 30 m

Ingredientes
  • 2 postas de bacalhau cozido
  • 400 g batata palha
  • 3 ovos + 1 gema
  • 1 cenoura
  • 1/2 alho francês
  • 1 cebola
  • 3 c. sopa de azeite
  • sal e pimenta q.b.
  • azeitonas pretas Maçarico q.b.
  • Pasta de azeitona Galega  Maçarico
  • salsa fresca q.b. 

Confecção

1. Limpe o bacalhau de peles e espinhas  e desfaça-o em lascas.

2. Corte a cebola em rodelas finas, o alho francês em rodelas e a cenoura em tiras com o auxílio do descascador de legumes.

3. Coloque o azeite num tacho e leve ao lume. Quando estiver quente junte a cebola, baixe o lume para o mínimo e deixe a cebola refogar lentamente até amolecer. Nesta altura junte a cenoura e o alho francês e também em lume brando cozinhe os legumes por uns 3 minutos.

4. Passado este tempo junte o bacalhau às lascas e envolva-o bem na mistura dos legumes, deixando-o cozinhar por uns 2 a 3 minutos. Junte então 200 g de batata palha ( às vezes para lhe retirar o sal e o excesso de gordura passo a batata palha por água uma ou duas vezes num escorredor) e envolva bem.

5. Bata os ovos com a gema e junte metade ao preparado do bacalhau. Envolva bem e cozinhe um pouco. Junte depois o resto da batata palha e por fim o resto dos ovos. Envolva bem , tempere a gosto de sal e pimenta e cozinhe a gosto os ovos mais ou menos cremosos consoante o seu gosto.

6. Disponha o bacalhau à Brás numa travessa polvilhe com salsa finamente picada. Coloque colheradas de paté de azeitona à volta bem como as azeitonas e sirva.

Bom apetite!


Nota

Para esta receita usei os seguintes produtos: Pasta de azeitona Galega e azeitonas pretas inteiras Maçarico






4 comentários:

  1. que delícia!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. os legumes devem deixar o bacalhau mais humido o que só por si já em agrada. Goste da sugestão.
    http://aaventuraculinaria.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Eva. Eu gosto muito de juntar legumes ao bacalhau à Brás. Deixa-o mais suculento. Podes juntar legumes a gosto, mas eu gosto muito de usar a cenoura e o alho francês pelo menos. beijinhos e obrigada pela visita.

      Eliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.