quarta-feira, 5 de março de 2014

Bifanas à antiga com ovo estrelado e batata frita



Só há 2 formas de fazer bifanas: cozinhá-las muito rapidamente, uma passagem de cada lado e está pronto, ou então cozinhá-las muito lentamente até se desfazerem de tão tenras que ficam. È o que chamo bifanas à moda antiga, que neste dia servi com batata frita e ovo estrelado.

Recordam-se daquele cheiro inconfundível das bifanas nas festas e feiras? Estas são feitas de forma muito semelhante e  o mesmo odor espalha-se pela cozinha trazendo memórias de momentos bem passados.

São feitas com banha, mas também podem fazê-las com outro tipo de gordura. A banha é a forma mais tradicional de cozinhar a carne de porco e por isso atribui-lhe um sabor diferente e mais tradicional. Deixo a sugestão esperando que gostem.


Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo de confecção - 40 m


Ingredientes
  • 4 bifanas de porco
  • 1 c. sopa de banha ( de boa qualidade)
  • 1 c. sopa de tempero para febras Incopil
  • vinho branco q.b.
  • 2 folhas de louro
  • 2 dentes de alho
  • sal especial para carnes q.b.


Confecção

1. No dia anterior tempere a carne. Junte-lhe vinho branco, o tempero para febras, sal, o louro e os alho ligeiramente esmagados mas com casca. Guarde no frigorífico e deixe tomar gosto.

2. No dia seguinte derreta a banha numa frigideira larga. Junte então a carne e a marinada e deixe cozinhar em lume brando durante uns 35 minutos ou até verificar que a carne está tenra.

3. Sirva as bifanas com batata frita, ovo estrelado, molho à cervejaria  e chutney de maçã e ameixas secas.



Nota

Para esta receita usei os seguintes produtos: Tempero para febras e sal especial para carnes Incopil- Pimensor , Chutney de maçã e ameixas secas Casal Chafariz e molho à cervejaria Paladin










3 comentários:

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.