domingo, 9 de março de 2014

Bolo de aniversário de pão de ló recheado com doce de ovo e coberto com chocolate



Não sou muito dada à doçaria. Gosto da liberdade de cozinhar sem seguir nada, inventando e criando, juntando ingredientes e provando até obter um prato final e a doçaria existe a exactidão na cozinha que não aprecio. Ainda assim de vez em quando dedico-me a fazer bolos, simples, o bolo para o lanche sem grandes regras.

Apesar disto, nos últimos aniversários da família tenho-me dedicado a fazer os bolos de aniversário. É uma forma de oferecer com carinho uma prenda feita por nós e nada melhor que o bolo de aniversário. Para este aniversário pediram-me um bolo de pão de ló, recheado com doce de ovo e coberto com chocolate. Vontade feita saiu este delicioso bolo. A prova de que mesmo quem não tem grande jeito para a doçaria pode fazer em casa os seus bolos de aniversário e desta forma poupar dinheiro e ainda oferecer uma prenda feita com muito carinho.


Ingredientes

Bolo Pão de ló
  • 7 ovos L
  • 250 g açúcar
  • 150 g farinha  de trigo sem fermento
  • 10 g fermento em pó
  • 1 c. sopa de farinha para polvilhar
  • 1 c. sopa de açúcar em pó

Recheio doce de ovo
  • 5 gemas de ovos
  • 5 c. de sopa de água
  • 5. c. sopa de açúcar branco


 Cobertura
  • 1 tablete de chocolate para culinária
  • natas q.b.
  • manteiga q.b.
  • caramelo q.b.
  • nozes q.b.
  • pepitas de chocolate q.b.



Confecção

Bolo

1. Comece pela base do bolo ( que pode ser feita no dia anterior) Pré-aqueça o forno ( eléctrico) a 200 º C. Separe as gemas das claras. Junte as gemas com o açúcar e bata com a batedeira até obter um creme fofo e esbranquiçado.

2. Bata as claras em castelo bem firme e de seguida envolva, aos poucos, a farinha e o fermento, envolvendo delicadamente. Em seguida junte ao preparado dos ovos e misture sem bater com uma colher de pau.

3. Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe-a com farinha. Coloque a massa na forma, ligeiramente a cima de meio e leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até verificar que o bolo está cozido. ( faça o teste do palito, espete o palito no bolo, se sair limpo, o bolo está cozido).

4. Desenforme o bolo em cima de um pano polvilhado com açúcar em pó e vire-o. Deixe arrefecer por completo.



Recheio - Doce de ovo

 1. Separe as gemas das claras muito bem. Misture as gemas mas sem bater e de seguida coe-as com um passador de rede.

2. Coloque num tacho a água com o açúcar e leve ao lume. Deixe ferver um pouco até fazer uma calda e o açúcar se dissolver por completo. Desligue o lume e deixe arrefecer um pouco.

3. De seguida retire um pouco da calda e junte -a às gemas misturando bem. Adicione então este preparado à calda, pouco a pouco, mexendo bem com uma vara de arames a cada adição.

4. Ligue novamente o lume e leve então o doce de ovo ao lume mexendo sempre com a vara de arames até engrossar ( lume brando).
 Retire do lume depois de engrossar, mude para outro recipiente e deixe arrefecer.


Cobertura





1. Coloque o chocolate aos pedaços numa taça e junte manteiga e natas. Leve ao microondas a derreter. Retire, mexa e quando vir que está quase todo amolecido retire e mexa até o chocolate se fundir por completo e obter uma mistura cremosa e suave.

2. Aqueça o caramelo. Coloque uma folha de papel vegetal sobre a mesa e disponha as nozes. Cubra com o caramelo aquecido e deixe arrefecer. Retire depois as nozes já caramelizadas.


Montagem do bolo 


1. Abra o bolo ao meio. Pincele bem o bolo com uma calda de açúcar. Cubra metade do bolo com bastante doce de ovo.  Sobreponha então a outra metade e pincele também com calda de açúcar  ( fiz com água, açúcar e casca de laranja).

2. Barre todo o bolo com o chocolate derretido. Salpique com as pepitas de chocolate e decore com as nozes caramelizadas.



14 comentários:

  1. Mas que bolo lindo amiga, deve ser mesmo bom, gostei muito :) bjokitas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Belinha. è o 2º que faço, o 1º fiz com chantily, este fiz com chocolate. A base é de uma receita de pão de ló da revista do Pingo doce que fica sempre bem. beijinhos

      Eliminar
  2. Por momento pensei que tivesse sido eu a escrever cada palavra do primeiro parágrafo deste post...e ainda por cima assinado com o mesmo nome ;) hehe
    Penso exatamente como tu mas, ultimamente, também me tenho andado a tentar dedicar um pouco mais à "arte" da pastelaria e a tentar aprender um pouco mais.
    Podes (tal como eu) não gostar tanto de doçaria mas olha que esse bolinho ficou mesmo com bom aspeto, parabéns :)
    Beijinhos,

    Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vânia. São afinidades de nome de certeza! :) É verdade, não sou muito dada aos doces, mas faço um esforço para os fazer porque gosto de comer sobremesas, logo vou-me dedicando mas até nos bolos quando dou por mim estou a inventar. Felizmente correm bem! :) Obrigada pela visita. beijinhos

      Eliminar
  3. O bolinho ficou fantastico. Deve de estar uma delicia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida que é uma excelente prenda, e diferente do habitual presente.
    ficou muito bonito e deve ter ficado uma delícia, pelo menos para mim... ia adorar.
    bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ratolinha. Obrigada pela visita. È mesmo uma prenda diferente e uma forma carinhosa de oferecermos algo feito com muito amor. beijinhos

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Lindo, digno de pastelaria!!
    Já agora, qual foi o diametro da forma usada?
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Ola Vania.
    Quero muito fazer esta receita,mas reparei que em todas antes de rechear o bolo, molha-o, pode dizer-me se eu nao molhar o bolo antes,a massa continua fofa?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kuka. Sim, pode optar por não molhar o bolo com uma calda, pessoalmente gosto mais dos bolos húmidos, mas é opcional claro. beijinhos e espero que corra bem.

      Eliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.