Este é o tipo de comida que se faz ao fim- de - semana, quando temos mais tempo e os dias frios convidam a ligar o forno. Este lombo de porco no forno recheado com farinheira e molho cremoso fica muito bom e apesar de demorar algum tempo no forno é uma receita que vale a pena experimentar. Deixo a sugestão esperando que gostem.
Receita para 4 pessoas
Grau de dificuldade - médio
Tempo de confecção - 1h30
Ingredientes
- 1, 5 kg de lombo de porco preto Miguel e Miguel
- 1 farinheira de porco preto Miguel e Miguel
- vinho branco q.b.
- 1 c. sopa de massa de pimento Incopil
- manteiga q.b.
- 1 c. sopa de farinha
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- sal q.b.
- pimenta preta moída na altura
Confecção
1. Retire a pele à farinheira e desfaça-a em pedaços. Faça um golpe profundo no centro da carne e coloque lá dentro a farinheira.
2. Disponha o lombo de porco num tabuleiro. Numa tigela misture a massa de pimento com cerca de 100 ml de vinho branco, os alhos esmagados, sal e pimenta a preta moída na altura e misture tudo bem. Esfregue bem a carne com esta mistura e deite o que sobrar no tabuleiro. Junte também a folha de louro e umas nozes de manteiga espalhadas por cima da carne.
3. No tabuleiro onde dispôs a carne junte mais vinho e também água para formar molho e não deixar queimar o tabuleiro. Tape a carne com folha de alumínio e leve ao forno assar a 150 º C ( forno eléctrico) tapado durante cerca de 1h. Abra o forno, regue a carne com o molho e se necessário junte mais água e mais vinho e espete a carne. Se ainda saírem sucos da carne ao ser espetada no meio, ainda não está assada, então aí tape novamente e deixe assar tapado por mais uns 15 minutos.
4. Passado este tempo verifique novamente se a carne está assada. Se estiver destape-a, aumente o forno para 200 º C e deixe a carne alourar. Retire então a carne do forno e deixe-a repousar uns 10 minutos antes de a fatiar.
5. Entretanto faça o molho. Numa frigideira coloque uma colher de sopa de manteiga a derreter. Quando estiver derretida junte uma colher de sopa de farinha e mexa cozinhando até a farinha adquirir um tom mais acastanhado. Junte então os sucos que ficaram no tabuleiro onde assou a carne e junte vinho branco. Em leme brando deixe o molho reduzir e engrossar até menos de metade, mexendo sempre.
6. Fatie então a carne e sirva-a acompanhada com o molho e batata assada.
Nota
Para esta receita usei os seguintes produtos : Massa de pimento Incopil e Lombo de porco preto e farinheira de porco preto Miguel e Miguel
Bom dia , tudo bem com vc , espero que sim , boa semana pra vc bjs
ResponderEliminarOlá Vãnia,
ResponderEliminarEste lombo está com um aspecto suculento e fantástico!
Obrigada pela visita ao meu cantinho, espero que tenhas gostado e que voltes :)
Bjinhos
Excelente sugestão.
ResponderEliminarO molho deve ter feito mesmo a diferença.
Beijinhos
Rosario
http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt/
Adoro farinheira! E se for num lombo, ainda melhor :)
ResponderEliminarhttp://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/
Que refeição deliciosa!
ResponderEliminarHummm, hummmm e hummm!
A foto ficou maravilhosa...
Parabéns
Bjsssssssssss
Esse é meu almoço de amanhã 😉!Um lombinho recheado com farinheira outro recheado com chouriço alentejano!!Também gosto de fazê-lo recheado com bacon e ananás 🍍,fica maravilhoso.
ResponderEliminar