segunda-feira, 16 de junho de 2014

Perna de borrego na grelha em forma de "borboleta" com molho de malaguetas e alho



Há uns tempos comprei um livro chamado "Le Cordon Bleu- O livro das técnicas culinárias" que para além de ter imensas receitas tem muitas páginas com técnicas culinárias diversas que para quem gosta de cozinhar é uma verdadeira perdição. Neste livro aprendi esta técnica para cozinhar a carne de borrego da perna, chamada forma de "borboleta".

Esta técnica prepara a peça de carne para ser grelhada ou assada no churrasco. O termo " borboleta" refere-se ao feitio da peça depois de ter sido separada e cortada. A técnica consiste em retirar o osso da perna, fazendo depois um golpe ao meio, sem separar a carne, para que esta se mantenha aberta.

Assim, com esta técnica, a carne assa no churrasco de forma fácil e mais rápida. Espero que gostem desta perna de borrego na grelha em forma de " borboleta" com molho de malaguetas e alho.


Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - médio
Tempo de confecção- 45 m


Ingredientes

  • 1 perna de borrego com cerca de 1,5kg
  • sal q.b.
  • azeite virgem extra q.b.
  • sumo de limão Cristal q.b.
  • salsa fresca q.b.
  • malaguetas verdes e vermelhas q.b. 
  • 2 dentes de alho
  • Molho picante Cristal q.b. 






Confecção

1. Prepare a peça de carne. Retire-lhe o osso com uma faca afiada e abra-a. Faça um golpe ao meio para separar a carne tipo borboleta mas sem a cortar na totalidade. Tempere a carne de sal.

2. Leve a carne a assar no churrasco durante cerca de 20 a 30 minutos, virando a carne uma vez, até que toste por fora mas fique macia por dentro.

3. Retire a carne da grelha. Tape-a com papel de alumínio e deixe repousar por 10 minutos.  Enquanto a carne repousa prepare o molho. Pique muito finamente os alhos, corte a salsa e  retire as sementes às malaguetas e corte-as em rodelas muito finas ( usei malaguetas tipo italiano que não são muito picantes). Junte azeite ( cerca de 4 colheres de sopa) e sumo de limão e umas gotas de molho picante. Mexa e regue a carne com este molho.

4. Fatie a carne e sirva com o molho e acompanhamento a gosto.


Bom apetite!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.