terça-feira, 15 de julho de 2014

Cavalas grelhadas com tomilho - limão



A cavala. Este peixe tão mal amado em Portugal tem começado a ser outra vez consumido e olhado com melhores olhos. A crise parece que trouxe novamente este peixe para as mesa e ainda bem que trouxe.

De alto valor nutricional e baixo custo , a cavala pode ser cozinhada de várias maneiras e tem alto teor de ácidos gordos e Omega 3. Abundante na costa portuguesa, era um peixe outrora desprezado, mas actualmente já surge em várias receitas e em algumas ementas de restaurantes de renome.

Sempre me recordo se ser um peixe que se comia em casa dos meus pais, geralmente cozida, mas a cavala pode ser grelhada, assada , feita em filetes.

Assim hoje apresento-vos uma receita de Cavalas grelhadas com tomilho - limão , uma óptima forma de consumir cavalas em tempo de calor.


Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo de confecção - 30 m


Ingredientes

  • 2 cavalas
  • sal q.b.
  • hastes de tomilho - limão
  • azeite virgem - extra 
  • sumo de limão q.b.



Confecção

1. Comece por cortar a cabeça ao peixe. Salpique o peixe de sal e faça-lhe 2 golpes em cada lado.

2. Dentro de cada golpe coloque um pouco de tomilho - limão.

3. Leve então as cavalas a grelhar. Estarão boas quando o peixe se soltar da grelha.

4. Sirva-as com um fio de azeite e sumo de limão.


Bom apetite!

Para quem não conhece o tomilho - limão é uma variedade de tomilho, com um sabor e aroma cítrico, perfeita para pratos de peixe, por exemplo.



4 comentários:

  1. Confesso que não gosto de cavalas ... mas conheço alguem que vai adorar essa sugestão!!!!1

    ResponderEliminar
  2. Não percebo porque é que este peixinho é mal amado. Esta receita com tomilho-limão vai ajudar a mudar muitas opiniões. É tão aromática!
    Beijinho
    Vanda

    ResponderEliminar
  3. É um peixe mal amado... talvez aqui no continente! Nos Açores tem estatuto mais elevado, é muito bom de qualquer jeito, e sempre constou das ementas da casa dos meus pais, por isso gosto muito. Cá em casa sempre o cozinhei, assado no forno, escalado na grelha, em filetes... agora da próxima vez será igual a esta tua receita, que já sei, fará sucesso! Obrigada pela partilha.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.