quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Crumble de maçã



Para hoje trago-vos uma sobremesa que gosto muito, mas que há muito tempo que não fazia: Um Crumble de maçã. É uma receita muito fácil de fazer e resulta numa deliciosa sobremesa até para os dias em que precisamos de uma sobremesa rápida. Perfeita para aproveitar fruta da época, esta é a versão clássica, feita com maçã.


O Crumble é um prato doce de origem britânica, feito de compota de frutas picadas cobertas com uma mistura de manteiga, farinha e açúcar, assado até que a cobertura fique crocante. Muitas vezes, é servido com natas batidas ou gelado. 

As frutas mais usadas em crumbles são a maçã ,amora , pêssego e ameixa. A cobertura também pode conter flocos de aveia, amêndoas ou nozes .

Algumas receitas usam açúcar amarelo que se polvilha sobre a cobertura do crumble, de modo a formar um pouco de caramelo depois de assado. Noutras receitas a cobertura é feita com bolachas ou corn flakes. 

A história defende que a receita original de crumble surgiu na Inglaterra durante a Guerra Mundial. Devido ao racionamento a que a Guerra obrigava a escassez de ingredientes levava a que as mulheres inventassem novas receitas, usando menos ingredientes que o costume, tendo sido o caso do crumble.


Receita para 4 pessoas
Grau de dificuldade - fácl
Tempo de confecção 40 m


Ingredientes

  • 6 maçãs *
  • 80 g manteiga
  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • 8 colheres de sopa de farinha
  • canela moída Suldouro q.b.







Confecção

1. Descasque e corte as maçãs em fatias. Unte um recipiente de forno com um pouco de manteiga e nela coloque as maçãs em camadas. Polvilhe com canela.

2. Numa taça junte a farinha, o açúcar e a manteiga à temperatura ambiente. Mexa com as mãos até obter uma massa tipo areia.  Espalhe esta mistura por cima das maçãs.

3. Leve ao forno, pré-aquecido uns 5 minutos antes,a  180º C ( forno ventilado) durante cerca de 25 a 30 minutos ou até formar uma crosta alourada.


4. Retire do forno e deixe arrefecer um pouco. Sirva o crumble ainda morno com uma bola de gelado.




Nota

* Pode usar qualquer variedade de maçã. 

2 comentários:

  1. Adoro crumble e se for acompanhado de uma bola de gelado tanto melhor!
    um beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.