quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Figos secos



O Verão traz a abundância de figos e por isso este ano decidi experimentar fazer figos secos. A receita foi tirada do blogue O meu Estaminé.


Ingredientes

  • Figos
  • farinha q.b. 



Confecção

1. Coloque os figos, lado-a-lado num tabuleiro a secar ao sol durante cerca de 5 a 6  dias ( de dia deixar ao sol, de noite recolher os figos). Vire-os ao 3º dia para que sequem de ambos os lados.

2. No final destes dias os figos devem ter um ar seco. Aquece-se o forno a 170º C e coloca-se os figos no forno por 5 minutos. ( este processo serve para matar qualquer impureza e acabar de secar algum figo que não tenha secado o suficiente).

3. Retiram-se do forno e deixam-se arrefecer. Quando estiverem frios polvilham-se com um pouco de farinha e guardam-se em sacos de pano ou latas bem fechadas.



6 comentários:

  1. E são tão caros um saco de figos secos,.....adorei a receita/partilha,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mary. è verdade, os figos secos são bem caros. Podes usar figos que estejam já bem maduros e podem ser secos numa varanda, desde que com bastante sol. beijinhos

      Eliminar
  2. Olá, obrigada por fazer reviver velhas e tão boas memórias. Estes figos fazem-me voltar à infância e recordar os que a minha avó fazia eram tão bons...
    Obrigada pela partilha, há coisas que sabe tão bem recordar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel. Obrigada pela visita. Realmente a comida está sempre associada às nossas melhores memórias e há receitas que nos trazem recordações tão boas. beijinhos

      Eliminar
  3. Olá....
    Adoro adoro adoro :)..... Faz-me lembrar quando o meu pai comia e adorava, o ar satisfeito que ficava;).... Beijocas
    Leonor
    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Este ano decidi secar figos, nunca o tinha feito... mas o meu problema, era como depois os ia conservar todo ano... investiguei e vou seguir esta dica que acho bastante interessante obrigada...

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.