Aqui da minha horta colhi bom e tenro feijão verde. Por isso decidi fazer os tão tradicionais Peixinhos da Horta com este feijão e adorei. São um petisco delicioso e tão português.
A designação deste típico petisco lisboeta descreve na perfeição a aliança entre o feijão verde, proveniente da horta, e o polme que o envolve e que lhe dá uma aparência muito semelhante à dos jaquinzinhos ou de outros peixinhos fritos.
Receita para 4 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo de confecção - 40 m
Ingredientes
- 500 g de feijão verde
- 100 g farinha
- 1 c. chá rasa de fermento
- 1 ovo
- sal e pimenta q.b.
- 1,5 dl de cerveja *
- óleo para fritar
Confecção
1. Retire o fio ao feijão verde e se ele for grosso corte-o ao meio. ( Para tirar o fio ao feijão uso um métiodo fácil e rápido, uso o descascador de legumes). Aqueça água num tacho com uma pitada de sal e nela coza o feijão por cerca de 10 minutos ( o tempo varia consoante o feijão verde seja mais ou menos tenro). O feijão deve ficar rijo, não devendo cozer demais. Retire e escorra.
2. Prepare o polme. Numa tigela misture a farinha com a cerveja e o ovo, junte o fermento, tenpere de sal e pimenta e deixe repousar a massa por uns 10 minutos. Se o polme estiver demasiado espesso ou liquido adicione mais farinha ou mais cerveja.
3. Aqueça óleo abundante numa fritadeira. Passe o feijão verde pelo polme e coloque na fritadeira. Frite-o até estar alourado. Retire e escorra.
4. Sirva acompanhado com ketchup Guloso.
Bom apetite!
Nota
* Eu usei cerveja e fermento para este polme. Tradicionalmente há quem o faça com água ou leite com água e não levava o fermento. Usando este método obtém-se um polme mais firme, os fritos em polme não ficam ensopados em óleo, mas crocantes, pois a cerveja dá leveza à massa.
Hummm!
ResponderEliminarDeve ficar uma delícia, achei super apetitoso...
Bjsss e uma semana de sucesso e abençoada p/vcs