sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Salada de folhas de beterraba e beterraba cozida com queijo feta




Na beterraba tudo se aproveita: folhas, caules e a própria beterraba. Quem tiver a sorte de encontrar beterrabas ainda com a folha experimente, pois é uma experiência gastronómica que merece ser experimentada.

Para esta receita aproveitei as folhas da beterraba e a beterraba que cozi e servi temperadas, aromatizadas com coentros e um pouco de queijo feta. A folha da beterraba é muito parecida com o espinafre, de folha saborosa e tenra , resultam numa salada deliciosa. Já a beterraba em si, é um legume que eu adoro, trinta minutos está cozida e transforma-se num acompanhamento perfeito.Ah e não esquecer que os caules são óptimos salteados.

E para se deliciarem ainda mais com esta salada de folhas de beterraba e beterraba, deixo-vos um não menos delicioso artigo de Miguel Esteves Cardoso sobre as beterrabas: " A bela da beterraba que não tem nada para deitar fora". 



Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo de confecção - 40 m


Ingredientes

  • 6 beterrabas médias com as folhas
  • sal q.b.
  • coentros frescos q.b.
  • azeite virgem extra q.b.
  • vinagre de vinho branco q.b.
  • sal q.b.
  • 50 g de queijo feta







Confecção

1. Separe as folhas da beterraba, corte os caules ( reserve para salteá-los noutra refeição). Num tacho coloque água a ferver com uma pitada de sal. Após levantar fervura junte as folhas da beterraba e coza-as por cinco minutos. Escorra-as e reserve. 

2. Noutro tacho coloque água ao lume. quando começar a ferver junte as beterrabas ( com a  casca) e coza-as por 30 minutos. Passado este tempo retire as beterrabas do lume e escorra-as. Retire-lhes então a pele e corte-as em meias - luas. 

3. Numa saladeira coloque as folhas de beterraba e por cima a beterraba cozida. Tempere a gosto de sal, junte coentros finamente picados, tempere com azeite e vinagre e por fim salpique com o queijo esmagado com as mãos. Sirva de seguida.


Bom apetite!!





1 comentário:

  1. Também já experimentei as folhas da beterraba e fiquei fã!
    Bela salada :)
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.