sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Galo dourado no forno com azeite e alho



Antigamente, no campo, quase todos tinham a sua capoeira e dos animais que nela criavam baseavam muitas das suas refeições. As galinhas, os galos, os pombos, etc eram aves muitas vezes consumidas nas mais diversas receitas. Esta receita de Galo dourado no forno com azeite e alho é uma das receitas que me recordo de comer quando era pequena e é uma receita fantástica. A carne desfaz-se de tão bem cozinhada que fica. Primeiro vai à panela de pressão, para apressar a cozedura, depois vai ao forno a alourar, pincelado generosamente com azeite e alho. Perfeito!



Ingredientes

  • 1 galo com 1,5kg
  • sal q.b.
  • 6 colheres de sopa de azeite 
  • 4 dentes de alho
  • 1 laranja







Confecção

1. Leve o galo a cozer na panela de pressão , temperado com sal, durante cerca de 40 minutos após levantar fervura. Retire da panela depois de cozido e disponha num tabuleiro de forno.

2. Esmague os alhos no esmagador de alhos e deite-os numa taça. Junte o azeite e uma pitada de alho. Pincele bem o galo com este azeite e leve ao forno a alourar a 250º C ( forno eléctrico) . Quando estiver alourado retire do forno. Regue com o sumo de meia laranja e sirva com a outra laranja em gomos. Espere cerca de 5 minutos antes de o cortar. Depois está pronto a servir. Eu servi com puré de batata e ervilha.


Bom apetite!


1 comentário:

  1. está com um aspecto delicioso. o meu jntar hoje também é galo da sogra assado, mas usei limão, entre outros :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.