terça-feira, 18 de novembro de 2014

Pato assado no forno com laranja



Hoje trago-vos uma receita que gosto muito : Pato assado com laranja. De inspiração francesa, o Pato assado no forno com laranja tornou-se já uma receita bem portuguesa. De fácil confecção  resulta numa deliciosa refeição para dias de maior calma , pois o pato para ficar bom deve estar assar no forno cerca de duas horas. O truque desta receita é que o pato é temperado apenas com sal, pimenta e sumo de laranja e durante o tempo de forno vai sendo regado com o molho que se forma no tabuleiro, o que lhe confere o sabor tão característico desta receita. 


Receita para 3 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo de confecção - 2h30 m


Ingredientes

  • 1 pato grande inteiro com 1,5 kg
  • 3 laranjas
  • sal q.b.
  • pimenta preta q.b.
  • vinho branco q.b.





Confecção

1. Ligue o forno a 170º C ( forno eléctrico ventilado) . Esfregue o pato com sal e tempere com pimenta. Esprema 2 laranjas e regue o pato já no tabuleiro com o sumo das duas laranjas. Pique com uma faca outra laranja e introduza-a dentro do pato. Junte ao tabuleiro um pouco de vinho branco e leve a assar ao forno durante cerca de uma hora.

2. Enquanto o pato assa vá regando-o com o molho que se forma no tabuleiro, várias vezes para a carne tomar sabor. Passado a primeira hora de forno aumente o forno para 200º C e deixe acabar de assar até o pato estar bem alourado por fora e cozinhado por dentro, sempre com o cuidador de ir regando a carne com o molho.

3. Passado este tempo retire o pato do forno e deixe-o repousar uns 5 minutos antes de o cortar. Sirva com o molho que se formou no tabuleiro. ( Para saber se o pato está bem assado por dentro espete um garfo ou uma faca, se não saírem quaisquer sucos, a carne está assada) .


Bom apetite!


4 comentários:

  1. Quem bom aspeto que tem este pato. Nunca comi pato mas parece delicioso.

    ResponderEliminar
  2. É um prato que não como muito regularmente mas é delicioso!

    ResponderEliminar
  3. Adoro pato e este ficou com um aspecto delicioso

    ResponderEliminar
  4. que bela refeição!
    beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.