sábado, 28 de março de 2015

Robot de cozinha Gourmet 4000



Ofereceram-me este robot de cozinha, o Gourmet 4000. Alguém tem um igual ou parecido?
Precisava de ajuda com receitas, dicas e truques para este tipo de robot de cozinha.
Obrigada.

22 comentários:

  1. Ola... eu também tenho uma máquina desta, e também precisava de dicas e ajuda para a usar. Aqui na net é dificil de encontrar noticias desta máquina, por isso vou "colar-me" ao seu comentário ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andrea. Eu já comecei a publicar aqui algumas receitas para este robot de cozinha. Ao inicio atrapalhava-me com os tempos de cozedura mas agora já está a correr bem. Deixo o link- http://cincosentidosnacozinha.blogspot.pt/search/label/Robot%20de%20cozinha%20Gourmet%204000

      Eliminar
  2. Olá! Gostava de saber se se podem fritar batatas ou carne ou peixe no Gourmet 4000.
    Se quiser fazer um naco de carne para assar, como faço? E isto ainda está no início, que ainda não tive coragem para a experimentar.
    Agradecia imenso que me desse alguns esclarecimentos.
    Obrigada.
    Cristina Barros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Cristina. Também ainda ando em experiências com a máquina. Mas máquina é mais fácil de que parece. Por exemplo, pode fritar batatas no menu fritar( freir) eu experimentei batata congelada, , coloquei na cuba 2 colheres de sopa de óleo. Coloquei as batatas, poucas de cada vez, de vez em quando tem de se mexer, para alourarem de todos os lados. Para fritar carne ou peixe pode fazer o mesmo, mas aí terá de colocar mais óleo. Como fritadeira mesmo, não aconselho, ou seja com grandes quantidades de óleo não aconselho. Pode fritar um bife, coloca uma colher de sopa de óleo, azeite, manteiga, margarina, etc, os temperos e frita os bifes no mesmo menu como na frigideira. No menu plancha pode grelhar bifes, de vaca, peru, frango, hambúrgueres, pincelando apenas a cuba com um pouco de azeite.
      Para assar um naco de carne por exemplo, tem de usar o menu forno. Eu ainda não experimentei assar lá carne, mas das receitas que vi, é como um forno normal, coloca-se a carne , os temperos e liquido, vinho e água, sempre, senão vai secar. Quanto ao tempo, calcule sempre mais que que no forno normal, por exemplo, um lombo de porco de meio kg demora cerca de 40 minutos assar no forno, naGourmet 4000, na temperatura máxima , que vai acho eu aos 130º C terá de calcular cerca de 1hora e contar com molho para esse tempo, para que não seque e agarre à cuba. Ainda assim, ainda não experimentei assar lá nada. Quando experimentar publico e explico tudo.
      tenho usado muito é o menu guiso, para quase tudo, porque é o menu igual a cozinhar num tacho.
      qualquer ajuda que precise diga-me. beijinhos

      Eliminar
    2. Ola
      Eu tenho um robot igual sem usar.
      Podiam ajudar da para usar no normal no dia s dia.
      Da para sopa de bebes.
      Obrigada

      Eliminar
  3. Olá bom dia eu também sou daquelas que ainda não me ajeito muito bem com ela, tenho a bimby que é otima mas muito pequena ... :( ainda só fiz um arroz mas da meniera tradicional e ficou uma delicia será que para fritar frango é com a tampa fechada ? e qual a quantidade de azeite ... socorro e se selecionar fritar já aparece o tempo como no arroz ajudem por favor ... muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Depende de como queira fritar o frango. Panado ou sem ser panado. Terá de usar o menu fritar e daí dependerá a quantidade de óleo. Eu ainda não experimentei fazer panados, mas já fritei e grelhei bifes de frango, peru, etc.

      Eliminar
    2. Boa tarde. Ainda tenho muitas dúvidas na utilização deste robot. Como faço o arroz? E onde posso encontrar mais receitas?

      Eliminar
  4. já agora quero ser seguidora adorei o blog como faço

    Elsa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elsa aqui ao lado direito tem para ser seguidora, de qualquer forma, qualquer dúvida contacte-me ou no blogue ou no facebook. E pode adicionar a secção do do Robot de Cozinha Gourmet 4000 aos favoritos, tal como o próprio blogue. beijinhos Vânia

      Eliminar
    2. boa tarde comprei uma maquina desta na 2.mao...mas so que o livro de receitas esta em espanhol...como faço para adquirir um livro em portugues?

      Eliminar
  5. Este Robot de cozinha não traz livro de receitas, alguém sabe por favor?
    Obigada, Rosário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosário. O meu trazia o livro com receitas em Espanhol e depois eu pedi o livro com receitas em português. As receitas em português são a tradução das receitas em espanhol, mas são uma ajuda no início para começarmos a perceber o funcionamento da máquina. Depois de começarmos a cozinhar com ela, torna-se intuitivo e é mais fácil que parece.

      Eliminar
  6. Olá Vânia boa noite ...

    muito obrigada pelas dicas... fiz umas ervilhas guisadas com ovos e bacon e ficaram uma delicia !

    jokas

    Elsa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elsa. Ainda no outro dia também fiz umas ervilhas com ovos. Deixei a máquina programada e quando cheguei a casa foi só juntar os ovos. Ainda bem que gostaste. beijinhos

      Eliminar
  7. Muito boa noite.

    Tenho estado a estudar esta máquina para poder oferecer.
    tenho uma duvida que ainda não consegui encontrar resposta.
    é possível programar uma hora de início para o robot cozinhar sozinho.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís, sim, esta é uma das grandes vantagens da máquina, a programação para cozinhar sozinha e ainda manter a comida quente.
      É fácil.
      Começa por colocar na cuba da máquina a comida que quiser. Vamos supor uma sopa. Colca-se os legumes cortados em pedaços, água a cobrir bem a cima dos legumes, sal, um fio de azeite, etc. Carrega-se no menu programa, escolhe-se no menu sopa, temperatura 100ªC, a máquina no programa sopa assume logo 20 minutos de tempo de cozedura. De seguida clica no botão RSV. Vai aparecer um cronometro. O que tem de programar é o número de horas desde que programa a máquina até à hora em que quer comer.
      Vamos a um exemplo. Eu programo a máquina às 10 h da manhã, e quero chegar e comer a sopa às 20h, logo programo na máquina 10 h. A seguir clica-se no botão cozinhar. vai ver o relógio a começar a andar.Ás 20 horas, quando chegar tem a sopa pronta e quente. Espero ter ajudado.

      Eliminar
  8. Boa noite, gostaria de saber se este robot passa a sopa ou se temos de utilizar varinha mágica. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana. Não, este robot de cozinha apenas cozinha, não corta, nem pica, nem tritura, Para a sopa eu uso depois a varinha mágica.

      beijinhos

      Eliminar
  9. Olá Vânia, boa noite! Sempre adquiri o robot de cozinha gourmet 4000, mas tenho algumas duvidas em relação a sua utilização. Nomeadamente como fazer arroz de nabiças por exemplo, e se fica bom se deixar tudo no robot de véspera programado. Para ser sincera faz-me confusão deixar tudo no robot para programar, a comida não perde propriedades? Sei que são muitas duvidas mas agradeço desde já a sua disponibilidade. E já agora porque não publicar mais receitas do dia a dia feitas no robot??? Obrigada

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá,
    Alguém sabe onde posso encontrar receitas para o robot gourmet 4000 e se existem outros robots com receitas compatíveis? Uma vez que o manual vem todo em espanhol. Obrigada

    ResponderEliminar
  11. Ola
    Eu também tenho uma panela igual.. gostaria de saber se tem a receita de bifinhos com natas . Obrigado

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.