quarta-feira, 1 de abril de 2015

Massa com carne picada gratinada no forno *Limiano ralado para momentos derretidos



A simplicidade dos momentos únicos, das refeições em família, das refeições simples. Esta receita é perfeita na sua simplicidade, tão fácil, tão deliciosa. Receita perfeita para fazer em família , neste caso a 4 mãos , eu e o marido, porque os meus cães  não participaram , bem cheiraram e voltaram a cheirar com um ar intrigado e interesseiro mas não lhes calhou nada. Esta é a nossa família e a família na cozinha é sempre uma animação.

O mote foi dado pela Limiano que nos convidou a fazer uma receita em família, sob o tema " Limiano ralado para momentos derretidos". Eu escolhi esta receita de massa com carne picada gratinada no forno que ficou uma verdadeira delícia e pode mesmo ser feita em família, por ser tão fácil de fazer até os miúdos podem ajudar. Por isso mãos à obra, maridos e filhos na cozinha , e toca a cozinhar para momentos derretidos, porque cozinhar com e para a família é um acto de amor!

Enquanto um pica a cebola e o alho e aloura a carne, o outro prepara a massa, depois, é simples, vai tudo para um tabuleiro e vai ao forno a gratinar, até ficar com o queijo bem derretido e delicioso.






Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo de confecção - 40 minutos

Ingredientes

  • 200 g massa macarrão
  • 350 g carne de vaca picada
  • meia cebola
  • 3 c. sopa de ervilhas congeladas
  • sal q.b.
  • 200 ml molho béchamel
  • manteiga q.b,
  • azeite q.b.
  • 1 dente de alho
  • molho inglês q,b.
  • 1 embalagem de queijo Limiano ralado






Confecção

1. Leve ao lume um tacho com água e sal e quando começar a ferver introduza a massa e as ervilhas e coza-a por 10  minutos.

2. Enquanto a massa coze prepare a restante receita. pique muito finamente a cebola e o alho. Deite numa frigideira um fio de azeite e um pouco de manteiga e leve ao lume. Quando estiver bem quente junte a cebola e o alho, baixe o lume e cozinhe por uns 3 minutos. Junte de seguida a carne de vaca picada , aumente o lume e aloure a carne. No final, tempere a gosto com sal e umas gotas de molho inglês.

3. Escorra a massa. Deite a massa com as ervilhas num tabuleiro de forno ( unte-o antes com um pouco de manteiga) e de seguida junte a carne e envolva. Cubra a massa com o molho béchamel, espalhe ligeiramente com o auxilio de uma colher e por fim, polvilhe com o queijo ralado Limiano.

4. Leve o tabuleiro ao forno a 200 º C ( forno eléctrico ventilado) , pré-aquecido 5 minutos antes, por cerca de 15 minutos ou até o queijo estar gratinado e alourado. Retire e sirva.

Bom apetite! Sempre em família!





3 comentários:

  1. que aspeto adoro este tipo de prato, massa carne picada e queijo é delicioso.

    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Quem não gosta de uma massa com carne gratinada?! É bem bom!

    ResponderEliminar
  3. que bom aspecto!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.