sábado, 2 de maio de 2015

Acelgas salteadas no wok



Hoje trago-vos uma receita simples, mais um acompanhamento desta vez de acelgas. Para quem não conhece a acelga Pertence à uma família de plantas próprias de regiões costeiras ou de terrenos salinos temperados. A acelga é uma planta bi-anual e de ciclo longo, não forma raiz ou fruto comestível, sendo a folha a parte que se consome.

Como ocorre com o resto de hortaliças, as acelgas são verduras que destacam pelo seu elevado teor em água e por ter na sua composição quantidades pouco significativas de hidratos de carbono, proteínas e gorduras. Por isso, é uma verdura pouco energética. A acelga, de acordo com a classificação funcional dos alimentos se encontrar-se-ia no grupo dos alimentos reguladores, pois tem um conteúdo importante em vitaminas e minerais. Neste sentido, as suas folhas mais externas são mais ricas em vitaminas.
Minerais: Destaca pelo seu maior teor em magnésio, sódio, iodo, ferro e cálcio, sendo o potássio o mineral encontrado em concentrações mais elevadas. O potássio é um mineral necessário para a geração e transmissão do impulso nervoso e a actividade muscular normal. Intervém também no equilíbrio hídrico no organismo.
O magnésio relaciona-se com o funcionamento do intestino, sistema nervoso e motor, faz parte dos ossos e dentes, melhora a imunidade e possui um suave efeito laxante. O iodo, por sua vez, é um mineral indispensável para o bom funcionamento das glândulas tiróides, que produzem os hormónios tiróides.
Vitaminas: em quanto ao teor em vitaminas, destaca seu elevado fornecimento de vitamina A e ácido fólico. Como referimos antes, as vitaminas das acelgas encontram-se em maior proporção nas folhas externas da planta.
Mas além de tudo isso, as acelgas contêm uma quantidade destacável de ácido oxálico, substância antinutritiva, que interfere na absorção de certos nutrientes como o cálcio. Neste sentido é importante saber que o ácido oxálico deixa de exercer um efecto negativo quando é submetido a elevadas temperaturas como acontece durante o cozimento.

Ingredientes
  • 1 molho de acelgas
  • 1 dente de alho
  • azeite
  • sal q.b.



Confecção
1. Lave bem as acelgas e corte-as em pedaços. Aqueça num wok um fio de azeite. Junte o alho ralado e de seguida as acelgas. Cozinhe-as por uns 3 a 5 minutos. No final tempere a gosto de sal. Sirva de seguida.

Bom apetite!



2 comentários:

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.