quinta-feira, 7 de maio de 2015

Bacalhau fresco à mediterrânea


O Bacalhau fresco é uma novidade para nós. Somos o país do bacalhau seco, salgado, que se demolha e se cozinha assim. Muitos portugueses nunca comeram ou provaram bacalhau fresco. A realidade é que é completamente diferente do bacalhau a que estamos habituados. Para mim, muito semelhante à pescada, peixe firme, mas sem grande sabor, pelo que o melhor é cozinhá-lo com sabores que se destaquem. Inspiração do blogue Peas and Peanuts  fiz esta receita de Bacalhau fresco à mediterrânea.  Eu tinha dois rabos de bacalhau fresco dos quais fiz 4 filetes. Deixo a sugestão esperando que gostem.


Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade- fácil
Tempo de confecção - 35 m

Ingredientes

  • 4 filetes de bacalhau fresco
  • azeite q.b.
  • 4 tomates alongados
  • azeitonas verdes sem caroço q.b.
  • sal e pimenta preta q.b.
  • coentros frescos q.b.






Confecção

1. Ligue o forno a 180º. C.  Comece por secar bem o peixe com um pano. Tempere os filetes de bacalhau fresco com uma pitada de sal.

2. De seguida disponha o peixe num tabuleiro de forno. Corte os tomates em quatro partes e as azeitonas às rodelas. Disponha tudo à volta do peixe. Regue com azeite a gosto e polvilhe com uma leve pitada de pimentão doce e pimenta preta moída na altura.

3. Leve o peixe ao forno a assar por 25 a 30 minutos Quando faltar uns 5 minutos junte os coentros finamente picados e regue o peixe com o azeite do tabuleiro.

4. Retire do forno e sirva de seguida. Acompanhei com cogumelos assados no forno, couve flor gratinada e batata assada no microondas. 


Bom apetite!

2 comentários:

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.