segunda-feira, 8 de junho de 2015

Saúde à mesa: Sardinhas



Começo hoje uma rubrica nova, Saúde à mesa. Alimentos com  bastantes vantagens para a nossa saúde e que devem ser incluídos na nossa alimentação. Hoje começo pela sardinha, pois estamos na altura dela.

Sardinha



Rica em ómega-3 e vitamina B12 a sardinha é um óptimo alimento para a saúde do coração., uma vez que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Os seus ácidos gordos polisaturados potenciam ainda a memória e previnem situações inflamatórias como a artrite reumatóide.

Benefícios cardiovasculares: sardinhas são ricas em vários nutrientes que podem ajudar na saúde cardiovascular. Elas são uma das fontes mais concentradas de Ômega-3 ácidos graxos EPA e DHA, que foram encontrados para triglicérides mais baixos e níveis de colesterol. Sardinhas são uma excelente fonte de Vitamina B12, que promove a saúde cardiovascular, uma vez que está intrinsecamente ligada a manter os níveis de homocisteína em equilíbrio; homocisteína pode danificar as paredes das artérias, com níveis elevados, e pode ser um fator de risco para aterosclerose.

Ossos e Articulações: Sardinhas são uma excelente fonte de cálcio para construção do osso e contem surpreendentemente altas concentrações de Vitamina D, um nutriente não tão prontamente disponível na dieta. A vitamina D evita inflamação indesejada e ajuda ossos na sua absorção de Cálcio. as Sardinhas são uma grande fonte de fósforo, também, um mineral chave no reforço da matriz óssea. Estudos recentes também mostram que o ômega-3 encontrados em abundância em sardinhas ajudam na cartilagem das articulações e ajudam a regular e estabilizar o equilíbrio de colágeno e minerais nos ossos e tecido circundante.
Prevenção do Câncer: Por muitos anos, os pesquisadores já sabiam que a Vitamina D participa na regulação da atividade das células. Porque o ciclos celulares desempenham um papel tão importante no desenvolvimento do câncer, o consumo ideal de vitamina D pode vir a desempenhar um papel importante na prevenção de vários tipos de câncer.
Selênio, da qual a sardinha também são uma fonte muito boa, é um mineral com potente ação antioxidante, cuja ingestão tem sido associado à redução do risco de câncer. OÔmega-3 ácidos graxos encontrados na sardinha também foram ligados a diminuição do risco de vários tipos de câncer, incluindo o câncer colorretal, câncer de próstata e câncer de mama. Regular a ingestão de ômega-3 foi revelado particularmente eficaz contra os cânceres relacionados com células do sangue ou linfa, como a leucemia, mieloma múltiplo e linfoma não-Hodgkin. O consumo de peixes gordos, como a sardinha, apresenta substancial proteção contra o carcinoma de células renais, a forma mais comum de câncer de rim.
Saúde dos olhos: Os altos níveis de ômega-3 os ácidos gordos essenciais na sardinhas, oferecem proteção substancial contra a degeneração macular (DMRI) do olho, uma condição na qual a visão fina se deteriora, resultando em perda de visão central e é a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 50. Estudos também sugerem que o consumo de ômega-3 os ácidos gordos também reduz o risco de síndrome do olho seco, uma causa comum de queixas oculares.
Pele e cabelo: Os ômega-3 encontrados na células da pele, estimula a produção de fortes fibras de colágeno e elastina, que contribuem para a pele com aspecto mais jovem. Ômega-3 também são conhecidos por aliviar manchas da pele e manter a boa brilho do cabelo. Ômega-3 fornece alimento para os folículos capilares, ajudando o cabelo crescer e evitar a perda de cabelo. Uma fonte rica de proteínas também é importante para o crescimento do cabelo. O alto teor de proteína de frutos do mar ajuda a manter o cabelo forte e saudável.
Fonte de proteína: sardinhas são ricos em proteínas, que nos fornece aminoácidos. Nossos corpos usam aminoácidos para criar novas proteínas, que são as bases para as células. As proteínas são a base dos músculos e tecidos conjuntivos, anticorpos que manter nosso sistema imunológico forte, e entregar oxigênio e nutrientes por todo o nosso corpo.
Benefícios da Sardinha Para Cérebro e Sistema Nervoso: A vitamina B-12 contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso. Consumo de ômega-3 os ácidos gordos podem ajudar a reduzir as chances de desenvolvimento da doença de Alzheimer.
 Fonte da informação 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.