quarta-feira, 1 de julho de 2015

Salada de grão com abacate e tomate



Quando vi esta receita no blogue A casa da Gigis   guardei logo a receita para experimentar. Cá por casa também temos optado por refeições mais saudáveis,  porque a saúde começa à mesa e é importante cuidarmos de nós. Esta salada é surpreendentemente deliciosa. Poderá servir como refeição principal, ou como acompanhamento, como foi o caso, de uns bifes de peru grelhados.


Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo de confecção - 10 m

Ingredientes
1 lata pequena de grão cozido
1 abacate maduro mas ainda com alguma firmeza*
2 tomates chucha maduros
coentros frescos q.b.

Tempero
azeite virgem extra
sal e pimenta preta q.b.
sumo de 1 lima**





Confecção

1. Abra a lata de grão, escorra-a e passe-o por água. Coloque-o numa saladeira. lave e corte o tomate em cubos. Junte à salada. Dê um golpe ao abacate, rode-o para o separar e retire o caroço. Retire a polpa com a ajuda de uma colher e corte-a aos cubos. Junte também à salada. Por fim junte um bom molho de coentros picados.

2. Numa tigela coloque o azeite , o sumo de lima e o sal e a pimenta preta. Misture bem. Regue a salada com este molho e mexa-a apenas na altura de servir.

Bom apetite!

Nota

* Por vezes as pessoas não gostam do abacate porque o comem verde e o sabor não é muito agradável. para colocar em saladas o abacate deve estar maduro, mas ainda firme. Quando carregamos na pele com a palma da mão o abacate deve  ir para dentro com a pressão. Está bom para saladas, cortado aos cubos ou fatias. Escolha abacates pesados e com a pele sem manchas. Se o comprar verde deixe-o amadurecer à temperatura ambiente.Quando abre o abacate ele deve ter uma cor verde e não ter manchas, isso significa que já está a apodrecer.

** Acho a lima um ingrediente fantástico e que combina na perfeição com o abacate. Quando usar abacate em saladas tempere-o com coentros, azeite, sumo de lima e sal. Uma delicia!





4 comentários:

  1. Essa salada ficou com óptimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/dia-um-na-cozinha-e-um-pao-sirio-com.html

    ResponderEliminar
  2. Que delícia!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá Vânia ,

    Ainda bem que gostaste , cá em casa também gostámos. Bjs e resto de bom domingo:)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.