sábado, 18 de julho de 2015

Saúde à mesa: alimentos bons para bronzear e ter uma pele saudável


Foto retirada da internet


Agora que chegámos ao Verão e começámos a ir à praia, o bronzeado e a pele saudável são uma preocupação. Nesta missão a alimentação é uma poderosa aliada. 

Todos os alimentos ricos em betacaroteno, um pigmento de tom alaranjado, vermelho ou amarelo que o organismo transforma em vitamina A, C e E. Os betacarotenos estimulam a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele e a protege dos raios ultravioleta. Além de ajudarem a pele,aumentam o brilho do cabelo e fortalecem as unhas. Lembre-se: a saúde começa  sempre à mesa!

O ideal é consumirmos legumes e frutas todos os dias. No que diz respeito à saúde da pele e manutenção do bronzeado, recomenda-se o consumo diário destes ingredientes, em saladas, sumos, sopas. Bastam 15 a 25 mg diários deste pigmento (betacaroteno) , ou seja, por exemplo, duas cenouras e um tomate, ou duas cenouras e meia papaia.

Alguns nutrientes e substâncias presentes nos alimentos estão associados à renovação celular, pigmentação e foto- protecção da pele. Estes são as 3 parcelas a equacionar na sua dieta para manter uma pele e um bronzeado saudável:

  • Carotenóides- Pigmentos das plantas, de cor amarela, laranja e vermelha. Tem um efeito foto-protector e reduzem a sensibilidade da pele às queimaduras solares. Excelente para produção de melanina no organismo.  Encontra-se ainda nos vegetais verde- escuro: espinafres, brócolos, agrião e nos vegetais e frutas de cor amarela e alaranjada como a cenoura, a abóbora, o damasco, batata-doce e mamão.
  • Vitamina A- Actua na produção de pigmentos , complementando e potencializando o efeito dos caratenóides. Encontra-se na proteína animal, fígado, leite e ovos.
  • Vitaminas C e E - São poderosos antioxidantes, reduzem o efeito dos radicais livres produzidos pela radiação solar. Retardam o envelhecimento da pele. Encontram-se em frutos como o limão,a laranja, a acerola, o kiwi, o abacaxi, nas amêndoas secas e no abacate.




Os nove alimentos de que falamos:

Imagem retirada da internet

Abóbora

Rica em betacaroteno, é uma excelente fonte de vitaminas A, C B1, B2 e E. Contém boas quantidades de fósforo, cálcio, potássio e magnésio. Como também é antioxidante, a abóbora ajuda a combater os radicais livres, para além de prevenir o aparecimento de derrames



Acerola/ cereja - Imagem retirada da internet 



Acerola e Cereja

De propriedades idênticas, estes frutos são ricos em vitaminas A, B1, B2, B3 e os minerais possuem 80 vezes mais vitamina C que a laranja ou o limão. para além de ajudarem a obter um bonito tom bronzeado, são ricos em ácido ascórbico e antocianinas , que promovem uma acção antioxidante sobre os radicais livres e estimulam a formação de colagénio. 




 Manga e Mamão - Imagens retiradas da internet 


Manga e Mamão

Cada 100 g de manga contém cerca de 3 mg de betacaroteno. É rica em fósforo, cálcio, ferro, proteínas e potássio. Mas o principal ingrediente está no complexo de vitamina B. Com idêntico efeito, o Mamão auxilia ainda no combate aos radicais livres e é muito rico em licopeno e vitamina C.


Melancia e melão- imagens retiradas da internet 


Melancia e Melão

Quando se trata de bronzear naturalmente a pele convém ter vastos cuidados com a hidratação. Alimentos ricos em água como a melancia e o melão são um bom exemplo disso. Além disso, cada 100 g contém 2mg de betacaroteno e o seu alto teor de água, vitaminas do complexo B e sais minerais, funcionam como um hidratante natural.



Tomate- Imagem retirada da internet

Tomate

Com apenas 14 calorias, 100 g de tomate contém cerca de 3,3 mg de licopeno com excelente função antioxidante. Por ser rico em betacaroteno  é um poderoso alimento para ajudar a bronzear. Quanto mais maduro, maior é a sua concentração de nutrientes.




Agrião- foto retirada da internet

Agrião

Sim, é verde, mas pertence à lista de ingredientes que ajudam a bronzear, tal como todos os legumes de cor verde - escura. Basta saber que 100 g de agrião contem cerca de 5,6mg de betacaroteno. A isto se alia a poderosa acção antioxidante.




Brócolos- Imagem retirada da internet 


Brócolos

Estão no topo da lista de alimentos que mais beneficiam a nossa saúde, combatem os radicais livres, carotenóides  e betacaroteno, são fonte pura de vitaminas K, A, C, B1, B2 e B6, além da vitamina C. 



Espinafres- Imagem retirada da internet


Espinafres

Tal como os brócolos e o agrião, os espinafres fazem milagres para a pele, não só pela sua acção antioxidante, mas por conterem bastante betacaroteno( cada 100g tem 4,9mg). 





Alperce e pêssego- Imagem retirada da internet 


Alperce e Pêssego

Em cada 100 g de alperce existe 1,6 mg de betacaroteno e uma quantidade um pouco menor no pêssego. Porém, são dois super alimentos que combinam com a dieta para bronzear.


Cenoura- Imagem retirada da internet 

Cenoura

É dos alimentos mais ricos em betacaroteno.  Ajuda a alcançar o bronzeado mais rapidamente e protege a pele dos danos do Sol devido à presença de antioxidantes e vitamina A, que melhora a qualidade da pele prevenindo a formação precoce de rugas, pele seca e manchas. 



Fonte da informação:

Revista Happy Woman Julho 2015






Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.