domingo, 12 de julho de 2015

Saúde à mesa: Folhas de beterraba

Ao contrário do que se pensa as folhas da beterraba podem e devem ser comidas, pois são ricas em vitaminas, minerais , como o ferro, potássio , fósforo e antioxidantes.  Quando jovens, podem ser comidas cruas em saladas, quando maiores ficam deliciosas cozidas ou refogadas. Osabor é muito semelhante ao sabor das folhas de espinafres.

E deixo-vos um artigo do Miguel Esteves Cardoso sobre o facto de na beterraba nada se estragar que eu adoro;" A bela da beterraba que não tem nada para deitar fora. "

Benefícios das folhas da beterraba para a saúde:


  • Favorecem a saúde do sistema circular: Ajudam a controlar a tensão arterial por conterem uma substância que dilata os vasos sanguíneos.É fonte de carotenóides, substância precursora da vitamina A, que actua no combate dos radicais livres responsáveis , entre outras doenças pelo endurecimento das artérias associado a problemas cardíacos. 

  • Protegem contra o envelhecimento da visão: Graças à presença do pigmento natural carotenóide, as folhas ajudam também a proteger contra o envelhecimento da visão. 



  • Ajudam a combater a anemia: Dado que as folhas de beterraba são ricas em vitaminas A, C e do complexo B e alto teor de ferro, as folhas de beterraba são óptimas para ajudar a combater a anemia. 

  • Purificam o fígado, o sangue e o baço. 

  • Boas para dietas: As folhas de beterraba são pouco calóricas , cada 1000 g de folhas contém apenas 32 calorias. Têm também um efeito diurético e laxante. 


Por isso, sempre que plantar beterrabas ou conseguir comprá-las com as suas folhas, não as deite fora, cozinhe-as, experimente novos sabores e texturas, porque a saúde começa à mesa.

Nota:

Tal como muitos dos legumes (espinafres, beterraba, as folhas da beterraba, salsa,etc) que contêm bastantes quantidades de oxalatos  devem ser consumidos com moderação para quem sofre de pedra nos rins. Não se deve de modo algum excluir estes legumes da nossa alimentação, mas devem ser comidos com moderação.


Receitas com beterraba e folhas de beterraba

E aqui ficam duas fotos de receitas com folhas de beterraba :


Feita ontem, folhas de beterraba cozida, com beterraba crua em juliana, queijo feta frutos secos, e temperada com azeite. Receita a publicar brevemente. 



E por curiosidade aqui fica o processo de crescimento das beterrabas:

O ano passado comprei já germinadas e plantei. Este ano optámos por plantar de semente. Pegaram quase todas. A terra deve ser fofa , pode misturar areia para a tornar mais leve. As beterrabas estão prontas a colher quando se vê a parte de cima  a saltar da terra. As folhas jovens podem ser comidas cruas em saladas ( nunca experimentei) as folhas grande es adultas podem ser cozinhadas e ficam óptimas.

Aqui fica:



Beterraba plantada este ano de semente( plantada em Meio de Junho foto de Julho)


Plantadas já germinadas em Julho do ano passado 



No Mês seguinte em Agosto



Colhidas no início de Setembro. Umas grandes outras pequenas, pessoalmente gosto das mais pequenas 



Fonte da informação:

http://www.dicasdesaude.info/alimentacao/beterraba-boa-circulacao
http://www.bolsademulher.com/medicina-alternativa/1954/beneficios-das-folhas-de-beterraba


1 comentário:

  1. Vãnia, que lição sobre a beterraba, é legume que não uso muito, mas depois de ver todos os benifícios
    vou comprar, obrigada pela dica, beijos e boa semana

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.