domingo, 5 de julho de 2015

Saúde à mesa: Iogurte

Imagem retirada da internet 


O iogurte, principalmente o natural tem inúmeros beneficios para a nossa saúde.

História

A origem do iogurte perde-se no tempo, algures entre a Ásia e o Leste da Europa. Julga-se que terá sido o efeito das altas temperaturas do deserto sobre o leite armazenado pelos pastores em recipientes de barro ou em alforges de pele de cabra, que proporcionavam as condições necessárias para o aparecimento das bactérias responsáveis pela sua fermentação e coagulação, transformado-o em iogurte.

De sabor apreciado, os povos depressa aprenderam a apreciar o iogurte, usando-o também como calmante e no tratamento de problemas de fígado e intestinais.

Benefícios do iogurte:

 O iogurte é o resultado da fermentação da lactose que existe no leite, que é transformada em ácido láctico e que, por sua vez, actua sobre as proteínas do leite, solidificando-o. Mesmo quem tem intolerância ao leite, pode não sentir esses sintomas quando come iogurtes, dado que o teor de lactose nos iogurtes é muito reduzido.

Fonte de vitamina A e também de uma boa fonte de vitaminas do complexo B ,cálcio e fósforo, potássio e proteínas de elevado valor biológico, essenciais ao bom funcionamento do organismo.

Equilíbrio da flora intestinal:  No processo de fabrico do iogurte intervêm sobretudo duas estirpes de bactérias que facilitam a digestão e contribuem para a manutenção e equilíbrio da flora intestinal.  

Aumenta a imunidade: O consumo regular de iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal - chamadas probióticos. "Elas são verdadeiros soldados lutando para expulsar do organismo as bactérias 'ruins'".  Esses micro-organismos contribuem para aumentar a imunidade. "O intestino saudável é capaz de separar o que não nos faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas", complementa.

Fortalece os ossos: Por ser derivado do leite, o iogurte é uma excelente fonte de cálcio, um mineral importante para a saúde dos ossos. Uma porção de 100 gramas do alimento contêm, aproximadamente, 121mg de cálcio. Recomenda-se a ingestão de iogurte, principalmente, para ajudar no crescimento de ossos e dentes de crianças e prevenir a osteoporose, principalmente em mulheres. 

Saúde da pele: As proteínas que contém são fundamentais para a construção e reparação de todos os tecidos do corpo e a vitamina A é uma grande aliada na saúde da pele. 

Protege o sistema nervoso: O cálcio é um mineral que ajuda nas contrações musculares e na comunicação das células do sistema nervoso. Com isso, há uma melhora da função dos neurônios, que são células do sistema nervoso que dão estímulos (impulsos nervosos) para realizar as mais diversas actividades do corpo. Além desse nutriente,  as vitaminas do complexo B presentes no iogurte ajudam a melhorar a eficiência desses impulsos nervosos.


Promove o bom humor e ajuda a combater depressões: O intestino responde pela produção de 95% da serotonina de todo o corpo, que é um neurotransmissor responsável pelo bom humor e auxiliam no combate às depressões aumentando os níveis de serotonina no organismo. 

Auxilia em dietas de emagrecimento: Como é pobre em calorias (69 kcal em 100 g, na versão natural e integral), ele funciona muito bem comer entre  refeições, substituindo bolachas e pães. Há diversos estudos relacionando o consumo de cálcio, nutriente do qual o iogurte é uma das mais importantes fontes, à perda de peso. 
Dicas de utilização e receitas com iogurte e de iogurtes caseiros:
  • É um bom substituto da maionese e de outros molhos ricos em gordura. Use a versão natural e tempere-o a  gosto com sal, azeite e ervas aromáticas. 
  • constitui também uma boa alternativa às natas em algumas receitas. Experimente por exemplo marinar umas pernas de frango com iogurte natural, especiarias como açafrão-da-índia, pimentão doce e caril e a  seguir grelhe-as.
  • Nas sobremesas , sirva-o com frutas, em bolos, com saladas de fruta, mousses ou gelatinas.
  • Receitas com iogurte
  • Iogurtes caseiros 




Fonte da informação:

Continente Magazine - Junho 2015 

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/15207-aproveite-oito-beneficios-do-iogurte-para-a-saude


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.