segunda-feira, 27 de julho de 2015

Tabulé ( Tabbouleh)



Hoje trago-vos uma receita que experimentei pela primeira vez e adorei. Fresca, leve, cheia de ingredientes que adoro e ervas aromáticas que fazem toda a diferença.

O tabulé ou Tabbouleh é uma salada fria de origem libanesa feita à base de sêmola  de trigo ( eu usei couscous mas há quem faça com bulgur) , cebola, tomate e pepino, hortelã e salsa.

De origem vegetariana , simples de fazer e que deve ser comida fria. Acreditem, é deliciosa. Pode ser feita como acompanhamento ou como refeição principal, como foi o caso neste dia. Eu acrescentei ervilhas alterando a receita original  porque gosto muito de ervilhas com couscous. A receita foi baseada na  versão de Tabulé que saiu na revista do Lidl do mês de Julho.

 E vocês já experimentam esta receita? Experimentem, vão adorar!


Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade- fácil
Tempo de confecção - 15 m
Tempo no frio- 40 m

Ingredientes

  • 150 g couscous
  • 2,5 dl de caldo de galinha a ferver
  • 3 tomates chucha maduros mas firmes
  • 4 c. sopa de ervilhas cozidas
  • meia cebola roxa
  • meio pepino
  • salsa, coentros e hortelã q.b.
  • 1 limão
  • azeite virgem q.b.
  • sal e pimenta preta q.b.





Confecção

1. Deite o couscous numa saladeira e junte um fio de azeite e uma pitada de sal e pimenta a gosto. Junte o caldo de galinha a ferver e tape com película aderente, deixando repousar por 10 minutos.

2. Lave o tomate. Corte-o ao meio, retire as sementes e corte-os depois em pequenos cubos. Descasque a cebola e pique-a. Passe-a por água para atenuar o seu sabor e seque-a bem. Lave o pepino, retire um pouco da casca, corte-o ao meio, retire as sementes com uma colher e corte o restante em pequenos cubos.

3. Pique finamente a salsa, a hortelã e os coentros ( coloque bastante hortelã notará a diferença).

4. Passado os 10 minutos destape o couscous. Junte as ervilhas, a cebola, o tomate, o pepino e as ervas aromáticas picadas. Com a ajuda de um garfo solte os grãos e misture-os com os ingredientes.

5. Regue então a gosto com azeite e sumo de limão. Misture delicadamente, prove e rectifique os temperos se necessário. Leve ao frigorífico e sirva bem fresca.

Bom apetite!








3 comentários:

  1. Hoje para o jantar estou a pensar fazer uma salada parecida com esta! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parece óptimo!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.