segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Bacalhau com batatas gratinado no forno



Hoje trago-vos uma receita que gostámos muito cá por casa, um bacalhau com batatas gratinado no forno. Esta receita surgiu de um bacalhau com natas e de uma receita antiga que li, que dizia que o original do bacalhau à Brás, por exemplo, era uma mistura de bacalhau cozido com batatas fritas. assim tenho feito este tipo de receitas com o bacalhau já cozido, nota-se bem a diferença, fica bem melhor.  Pode parecer trabalhoso, mas é uma questão de organização dado que muitas das coisas se podem fazer ao mesmo tempo. Espero que gostem da sugestão.


Tempo de confecção - 45 m
Grau de dificuldade - fácil


Ingredientes

  • 400 g migas de  bacalhau desfiado demolhado
  • 10 batatas médias para fritar
  • 1 cebola média
  • azeite q.b.
  • sal q.b.
  • azeitonas pretas q.b.



Molho branco

  • 500 ml leite
  • 2 c. sopa de farinha
  • 1 c. sopa de manteiga
  • 1 gema de ovo
  • noz moscada q.b.
  • sal e pimenta preta q.b.





Confecção

1. Leve ao lume um tacho com água e deixe ferver. Após levantar fervura desligue o lume. Deixe parar a fervura e introduza o bacalhau desfiado( migas compro já assim) , tape o tacho e deixe assim por 10 minutos. Passado este tempo escorra o bacalhau e reserve.

2. Prepare a cebolada. Corte muito finamente rodelas de cebola. Cubra o fundo de um tacho com azeite e leve ao lume. Quando estiver bem quente junte a cebola às rodelas , mexa e reduza o lume para o mínimo. Deixe cozinhar lentamente a cebola por uns 15 minutos, mexendo de vez em quando.

3. Enquanto a cebolada cozinha prepare as batatas. Lave e descasque as batatas. Corte.as em pequenos cubos. Lave-as novamente. Aqueça a fritadeira. Quando estiver à temperatura adequada coloque as batatas a fritar durante 1 minutos. Levante o cesto e espere mais 1 minuto. Volte a pôr as batatas e deixe-as então fritar até estarem alouradas. Sacuda-as, coloque-as em papel absorvente e salpique com um pouco de sal fino.

4. Num tacho coloque o leite e a farinha e mexa até a farinha se dissolver. Leve então ao lume alto, mexendo sempre com uma vara de arames, a dada altura o molho vai começar a engrossar. Reduza o lume para o mínimo e continue sempre a mexer. Junte uma gema de ovo e a manteiga e continue a mexer até engrossar a gosto. ( não deve ficar nem muito liquido nem muito espesso, se engrossar demais, não se preocupe, junte mais leite) . Tempere então a gosto de sal, pimenta e noz moscada.

5. Envolva então o bacalhau na cebolada. Junte depois a batata frita e envolva tudo. Coloque esta mistura em taças individuais de barro ou num tabuleiro. Regue com o molho branco de forma  a cobrir por completo todos os ingredientes. Decore com azeitonas pretas.

6. Leve ao forno, pré-aquecido 10 minutos antes , a 180º C ( forno eléctrico e ventilado) durante cerca de 25 minutos ou até começar a alourar por cima. Sirva de seguida com uma salada mista.


Bom apetite!




8 comentários:

  1. Respostas
    1. Estava muito bom sim. Todos gostaram.obrigada pela visita. beijinhos

      Eliminar
  2. Que óptima refeição!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mary. Muitos beijinhos.~
      Eu posso não deixar comentários no teu blogue mas sabes bem que o sigo sempre com carinho. :)

      Eliminar
  3. Adoro pratos de bacalhau e esse está bem apetitoso!

    ResponderEliminar
  4. Ficou com um aspecto muito apetitoso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.