quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Preparar ervas aromáticas depois de secas- Louro, alecrim e orégãos



Na sequência deste post já publicado de como secar ervas aromáticas - louro, alecrim e orégãos, hoje trago-vos a forma de preparar para conservar estas ervas depois de secas.  Três semanas depois as ervas já estavam secas e prontas a preparar para conservar e usar no dia-a-dia.

Vamos ao louro.

LOURO




O louro é o mais fácil de arranjar depois de seco. É só retirar as folhas dos caules e colocar em potes , para usar no dia-a-dia. Para guardar por mais tempo guarde em frasco fechados hermeticamente. Simples e está pronto a usar.


ALECRIM 




Arranjar alecrim seco para guardar também não é difícil, basta passar os dedos pelas hastes do alecrim já seco no sentido contrário ao das folhas que elas saem de imediato . Aconselho que o façam para um pedaço de folha de alumínio ou algo semelhante para depois ser mais fácil colocar no frasco. Depois é só guardar num frasco bem vedado.





ORÉGÃOS




Arranjar orégãos secos pode parecer um pouco mais trabalhoso, mas vale a pena, porque o sabor destes orégãos em nada se compara aos que compramos em frascos e conservam-se por muito tempo, num frasco bem vedado.


Os orégãos secos preparam-se da seguinte forma, pegue em cada caule e com os dedos puxe no sentido contrário da folha. Na parte de cima, a parte espigada, coloque-as entre as mãos ou dedos e esfarele-a. Faça isto para uma taça larga para não espalhar orégãos por todo o lado.



Depois de todos os orégãos esfarelados na taça, volte a esfarelá-los com as mãos, até obter os orégãos mais moídos e não com pedaços grandes. Repita a operação até obter orégãos finos. Guarde-os depois num frasco bem vedado. E estão prontos a usar.



Sem comentários:

Publicar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.