segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Saúde à mesa: Ameixas

As ameixas. Fruto típicos dos meses de Junho, Julho, Agosto , Setembro e Outubro , estamos portanto na época certa para comer boas ameixas e beneficiar de todas as suas vantagens para a nossa saúde.  Secas ou frescas, as variedades mais conhecidas são a ameixa preta e a amarela.

Porque razão devemos comer ameixas? 

Rica em fibra, a ameixa contém nutrientes importantes como o potássio, vitamina K e minerais como o ferro. Contém ainda antioxidantes, quantidade esta que duplica nas ameixas secas.
Cozidas ou secas as ameixas sempre foram usadas contra a obstipação, dado que contém sorbitol, um álcool açucarado naturalmente que tende a agir como laxante natural.


Benefícios das ameixas para a nossa saúde:


  • Colesterol:  As ameixas secas ajudam na prevenção do colesterol alto. . Um estudo comprovou a eficácia das ameixas secas mais do que o suco de uva na manutenção de níveis saudáveis de colesterol plasmático e hepático. O teor de fibra presente na ameixas também contribui para o efeito protector no coração, reduzindo o colesterol LDL e ajudando a elevar os níveis de colesterol HDL (colesterol bom).

  • Cancro: As ameixas contêm ácido ursólico que interfere com as vias de sinalização entre celúlas, podendo proteger contra alguns tipos de cancro, tais como o cancro do fígado e cancro do cólon. Além disso, as Ameixas são ricas em antioxidantes e fitonutrientes,  que têm um efeito curativo contra o cancro da mama, sem prejudicar as células saudáveis do corpo.

  • Osteoporose:  O Consumo de ameixas secas exerce sobre o organismo acções anabólicas e  de anti-reabsorção, o que ajuda na manutenção de ossos saudáveis. Os flavonóides que estão presentes na ameixas ajudam na inibição da degradação do tecido ósseo, e na prevenção de doenças, tais como a osteoporose na pós-menopausa das mulheres. Os polifenois, juntamente com o teor de potássio presente nas ameixas secas, incentivam a formação de ossos, aumentam a a densidade óssea e previnem a perda óssea causada pela menopausa.

  • Digestão: As ameixas são uma boa fonte de fibra dietética,  o que ajuda na regulação do sistema digestivo. De acordo com estudos realizados, as ameixas secas são mais eficazes no tratamento de distúrbios digestivos, como a obstipação, em comparação com outras soluções.~

  • Saúde Cognitiva: Os flavonóides presentes no sumo de ameixa são eficazes na proteção contra a perda cognitiva relacionada com a idade. Os fito-nutrientes benéficos presentes nas ameixas ajudam na redução da inflamação em áreas neurológicos , ajudando também a  melhorar as funções de aprendizagem e a memória. O consumo regular de ameixas também ajuda na prevenção de doenças neuro-degenerativas relacionadas com a idade, como as doenças de Alzheimer e de Parkinson.

  • Diabetes:  A ameixa exerce baixa os valores da glicemia e ajuda no combate à diabetes. Estudos têm mostrado que o consumo do extracto de ameixas auxilia na redução dos níveis de glucose e de triglicéridos no sangue. Os flavonóides presentes nas ameixas exercem efeitos protectores contra a resistência à insulina.

  • Sistema nervoso e ansiedade :  As ameixas contêm vitamina B6 que ajudam nas transmissão de sinais nervosos e auxiliares para o bom funcionamento do sistema nervoso. Além disso, as ameixas também auxiliam na formação do humor por conterem um aminoácido que ajuda na produção da serotonina, que desempenha um importante papel na promoção de um bom sono, melhoria da concentração e manutenção do sistema nervoso, ajudando o organismo a combater sintomas de ansiedade e depressão. 

  • Sistema imunológico: As ameixas são benéficas para fortalecer a  defesa imunológica do organismo, devido à presença de Vitamina C  que promove a resistência do organismo contra várias infecções e inflamações.

Fonte da informação:

101 alimentos que podem salvar a sua vida de David Grotto
http://www.saudedica.com.br/os-beneficios-da-ameixa-para-saude/

1 comentário:

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.