domingo, 16 de agosto de 2015

Saúde à mesa- Banana

Imagem retirada da internet


A Banana

Um pouco de História...

Sabia que a bananeira não é realmente uma árvore mas sim a maior planta herbácea do mundo?
Os mercadores árabes são os responsáveis por dar à banana o seu nome, em árabe Banan significa "dedo". Existem mais de 100 variedades de banana no mundo. 

Crê-se que o mais antigo cultivo da banana tem origem na Malásia há mais de 7000 anos. As bananas viajaram então para a Índia onde foram descobertas por Alexandre, o Grande, em 327 a.C. e continuaram a viajar por todo o Médio Oriente acabando por chegar à África .


Nos séculos XV e XVI, colonizadores portugueses começaram a plantação sistemática de bananais nas ilhas atlânticas, no Brasil e na costa ocidental africana. Mas as bananas mantiveram-se, durante muito tempo, desconhecidas da maior parte da população europeia. Acredita-se que foi também durante estes séculos que se introduziu a famosa banana da Madeira na ilha. Mais pequena e mais doce, a banana da Madeira é ainda hoje uma referência na ilha.

Sabia que o termo " República das Bananas" referia-se aos países cuja economia dependia quase exclusivamente do cultivo da banana?


Variedades



Existem cinco padrões ou tipos principais de variedades de banana: a banana-prata; abanana-maçã, banana-ouro, banana-nanica e a banana-pão também conhecida por plátano. Outras variedades incluem a banana das Canárias, a banana da Madeira, a Grãn-Michael, a Latacan, a Nanican e a Grande Anã. A variedade Cambuta, como é designada em Cabo Verde, é resistente em climas mais frios, sendo a mais utilizada em zonas subtropicais e temperadas/quentes. A Valery, que foi introduzida pelos portugueses em São Tomé, em 1965 e depois em Angola, onde foi responsável por um surto na produção de bananas, até 1974.



Porque razão devemos comer bananas? 

As bananas são uma boa fonte de vitamina C, B6 e fibra. As bananas verdes são uma excelente fonte de amido resistente, que tende a ser digerido mais lentamente e não causando a subida da glucose. O amido resistente pode reduzir o risco de muitos tipos diferentes de cancro, especialmente o cancro do cólon. 

A banana é uma autêntica fonte de energia contendo três açúcares naturais - sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra. Sendo a fruta número um de grande parte dos atletas, pesquisas comprovam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para um treino intenso de 90 minutos. Para além destas características, a banana pode, também, ajudar na cura e prevenção de diversas doenças.


Todas as bananas são uma excelente fonte de potássio, fornecendo cerca de 300 a 400 mg por banana média. 


Benefícios da banana:

  • Úlceras : A banana neutraliza a acidez e reduz a irritação protegendo as paredes do estômago.Pesquisa feitas provaram que as bananas fazem com as células que delineiam o estômago produzam uma barreira mais espessa contra o ácido. 


  • Problemas intestinais: Estudos feitos por cientistas têm provado que crianças com diarreia que consumiram banana diariamente recuperaram mais depressa.


  • Depressão: De acordo com uma investigação recente, muitas das pessoas que sofrem de depressão sentem-se melhor depois de comerem uma banana. Isto deve-se ao facto de a banana conter um tipo de proteína - triptofano - que o corpo converte em serotonina, que permite que a pessoa relaxe, se sinta mais feliz e de bom humor.


  • Contra a anemia: Por serem ricas em ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue ajudando nos casos de anemia.


  • Contra a hipertensão: Extremamente rica em potássio, mas pobre em sódio, a banana torna-se perfeita para combater a hipertensão

  • Poder cerebral: Uma pesquisa desenvolvida em 200 estudantes, de uma escola em Twickenham, mostrou que as frutas com elevado teor de potássio podem ajudar na aprendizagem, tornando os alunos mais atentos e elevando a sua capacidade mental.

  • Contra a prisão de ventre: Com um elevado teor de fibra, incluir bananas na sua dieta pode ajudá-lo a normalizar as funções intestinais, sem ter de recorrer a laxantes.

  • Contra a azia: Se sofre de azia regularmente, experimente comer uma banana, já que esta tem um efeito anti-ácido natural no organismo.

  • Contra os enjoos matinais: Para evitar as náuseas, nada melhor que uma banana entre as refeições. Ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, o que evita as náuseas.

  • Nas picadas de mosquito: Quando é picado por um mosquito experimente esfregar a área afectada com a parte interna da casca da banana. Muitas pessoas têm resultados excelentes na redução do inchaço e da irritação.

  • Para acalmar: Ao serem ricas em vitamina B, as bananas ajudam a acalmar o sistema nervoso. Vários estudos chegaram à conclusão que grande parte das pessoas obesas observadas tralhava sob pressão. Para evitar a ansiedade por comida, é necessário controlarem-se os níveis de açúcar no sangue. Isto pode ser feito através de ingestão de alimentos ricos em carboidratos a cada duas horas.

  • Com úlceras: A banana neutraliza a acidez e reduz a irritação protegendo as paredes do estômago.

  • No controlo da temperatura: Aos olhos de muitas culturas a banana é vista como uma fruta "refrescante" que pode reduzir tanto a temperatura física, como emocional, das mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebés nascerem com temperaturas baixas.


Receitas com banana 


Fonte da informação
101 alimentos que podem salvar a sua vida de David Grotto
http://visao.sapo.pt/12-razoes-para-comer-bananas=f789940

4 comentários:

  1. Adoro bananas.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/batata-recheada.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora já sabe as vantagens da banana para a saúde. :)

      Eliminar
  2. Bananas eu gosto e como, mas não sabia que era um fruto tão composto, obrigada Vãnia, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zulmira, é verdade, é um dos frutos mais compostos que existe e com mais benefícios e quanto mais maduras melhor!

      Eliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.