quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Medalhões de vitela na chapa com ovo estrelado e batata frita com orégãos



Para aqueles dias em que nos apetece comer um bom naco de carne esta é uma óptima sugestão e acompanhado com tudo a que tem direito: ovo estrelado (  sabiam que somos o único povo/língua que usa a expressão ovo estrelado e não ovo frito? ), batata frita caseira e salada mista. Deixo a  sugestão.


Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade- fácil
Tempo de confecção - 40 m


Ingredientes

  • 2 medalhões de vitela
  • 2 ovos
  • azeite q.b.
  • sal e pimenta preta q.b.
  • 8 batatas roxas médias
  • orégãos secos q.b.




Confecção

1. Descasque as batatas e lave-as bem. Corte-as em palitos grossos. Ligue a fritadeira e quando estiver bem quente coloque uma dose de batatas a fritar. Deixe fritar 2 minutos e levante o cesto,  volte a colocá-las novamente a fritar até alourarem a gosto. Faça o mesmo com o resto das batatas ( assim ficarão mais estaladiças). Tempere-as de sal fino e orégãos secos e envolva bem.

2. Enquanto frita a última dose de batatas leve ao lume o grelhador ( chapa) e pincele-o com azeite. Tempere a carne no momento com sal e pimenta preta mo+ida na altura e coloque os medalhões a grelhar de ambos os lados, a gosto, conforme goste da carne mais ou menos passada. Retire a carne coloque-a num prato, no forno ( desligado) e deixe repousar enquanto estrela os ovos.

3. Numa frigideira anti-aderente coloque um fio de azeite e leve ao lume. Quando estiver quente coloque o ovo cuidadosamente. Tempere com uma pitada de sal e deixe o ovo estrelar. Pode optar por tapar a frigideira ou fazer á moda antiga e como eu faço, depois do ovo estrelado com uma colher de sopa cubro a gema com o azeite quente até ganhar a cobertura branca.


4. Sirva os medalhões de novilho com o ovo estrelado por cima, a batata frita com orégãos e salada mista de alface e tomate.

Bom apetite!




2 comentários:

  1. As saudades que tenho de um prato assim! Mas ando de regime por isso tenho de me controlar! Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.