terça-feira, 19 de abril de 2016

Saúde à mesa: Batata

Imagem retirada da internet


Fritas são a nossa perdição. Mas sabia que em 1853 o magnata dos caminhos de ferro Vanderbilt ficou instisfeito com o cheg de cozinha que lhe serviu umas batatas fritas cortadas grossas de mais? O chef George Crum, para brincar com o magnata cortou-as depois tão finas, que pareciam folhas de papel. O magnata adorou! Estas foram as precursoras das famosas batatas fritas às rodelas que hoje em dia tanto apreciamos. 

Um pouco de História...

Sabia que existem mais de 500 variedades de batata? No entanto, no mercado encontramos apenas cerca de 5 variedades das batatas existentes no mundo. 

Os Índios Incas do Peru foram os primeiros a cultivar batatas por volta do ano 200 a. C. No séc. XVI foram trazidas para a Europa pelos exploradores europeus. No entanto, no início a batata não era consumida como alimento, havia desconfiança dos europeus face a este ingrediente. Inicialmente era dados aos animais, só muito mais tarde entrou e definitivamente na alimentação humana.

No séc.  XVIII a batata tinha de tal forma importância na alimentação humana que , por exemplo na Irlanda, em 1856, um fungo destruiu todas as plantações de batata do país, devastando não só a economia, como provocando uma grande crise alimentar que até hoje é conhecida como  " A Grande escassez de batatas da Irlanda".


Salada de batata, feijão verde, tomate e mexilhão



PORQUE  RAZÃO DEVO COMER BATATAS? 

Uma batata de tamanho médio contem quase metade da dose diária de vitamina C e se comida com a pele contêm 21% do valor diário recomendado de potássio, sabia?

Comparativamente , a batata tem quase tanta vitamina C como o tomate e o dobro do potássio de uma banana. 

A crença comum é de que todos os nutrientes estão concentrados na casca, mas isto não é verdade. Mais de 50% do conteúdo total de nutrientes da batata está na própria batata! Mas não se contente com pouco, coma tudo, batata e casca!




Desde sempre a batata foi usada com fins medicinais. quem não se lembra das nossa avós colocarem rodelas de batata na testa quando estavam com dores de cabeça? Os Incas uusavam-nas em ossos partidos para promover a cura. Eram ainda usadas para prevenir o reumatismo e comidas com outros alimentos para evitar a indigestão.

Assim, podemos dizer que as batatas são boas para;

- Evitar o cancro- as batatas ( contêm lectina) são óptimas para ajudar a combater as células cancerígenas, inibindo assim o crescimento de tumores;

- Saúde cardiovascular- Um estudo a longo prazo realizado com quase 85 mil pessoas concluiu que o consumo regular de batata pode contribuir para a saúde do coração;

- Diabetes - A pele da batata já provou ajudar a glucose no sangue;

- Hipertensão e AVC- Todos os alimentos, tal como a batata, ricos em potássio e pobres em sódio podem reduzir o risco de tensão arterial elevada e AVC's.




Salada de batata com mistura de alfaces, rúcula e tomate




Fonte da informação:

101 alimentos que podem salvar a sua vida de David Grotto

2 comentários:

  1. Um ingrediente bastante rico! Se comido com conta e medida é bastante saudável

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro batata de todas as formas, menos crua :)

    bjos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.