quinta-feira, 23 de junho de 2016

Salada fria de grão com bacalhau e tomate



Que bem que sabe nestes dias em que ,  finalmente começamos a ter bom tempo, uma refeição fresca ao final do dia ou ao almoço. Hoje deixo-vos uma sugestão muito simples mas que cá em casa gostamos muito, uma Salada fria de grão com bacalhau e tomate. Espero que gostem!

Aproveito também para divulgar a nova gama de vinagres da Paladin. Não sei se já experimentaram mas a marca não pára de evoluir e surpreender e prenda-nos agora com vinagres aromáticos que são uma surpresa. Para esta receita eu usei o vinagre de tomate do Ribatejo, por ter um teor de acidez adequado a este tipo de prato, pelo aroma a tomate que combina na perfeição com o grão, o bacalhau e o tomate.


Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo de confecção - 25 m

Ingredientes





Confecção

1. Leve ao lume um tacho com água e um fio de azeite. Quando começar a ferver introduza o bacalhau. Desligue o lume, tape o tacho e deixe o bacalhau cozer assim durante uns 10 minutos ( menos tempo se as postas forem finas). Retire depois, escorra e deixe arrefecer. Noutro tacho coza os ovos durante 8 minutos após levantar fervura e com uma pitada de sal. 


2. Abra a lata de grão e escorra-a. Passe o grão por água fria. Coloque-o numa travessa. Desfaça o bacalhau em lascas, eliminando peles e espinhas e espalhe por cima.  Descasque os ovos e corte-os em rodelas. Disponha-as à volta da travessa.

3. Lave os tomates. Corte-os em pequenos cubos. Pique finamente a cebola e a salsa fresca. Por cima do bacalhau coloque primeiro os cubos de tomate, depois a cebola e por fim a salsa. Regue generosamente com bom azeite e com o vinagre de tomate do Ribatejo da Paladin. Misture apenas na altura de servir.


Bom apetite!!!




3 comentários:

  1. Um clássico que nos deixe sempre contentes! :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adoro saladas de leguminosas nestes dias de calor! Têm muito bom aspecto! :) Esse vinagre deve ser bem interessante de sabor!

    ResponderEliminar
  3. Com este calor sabe muito bem assim uma refeição.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/06/almondegas-putanesca.html

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.