segunda-feira, 18 de julho de 2016

Carapaus grelhados na brasa



Abundante na costa portuguesa, peixe que há todo o ano, o carapau parece meio- esquecido na mesa dos portugueses e tão bom que é este peixe. No Verão não há nada como uns bons carapaus grelhados na brasa, há quem prefira as sardinhas, eu cá prefiro os carapaus e grelhados apenas com sal, temperados com bom azeitem cebola picada e salsa transforma-se na refeição perfeita.
Claro, acompanhados com batata cozida, pimento assado e salada mista de alface e tomate!


Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - médio
Tempo de confecção - 30 m

Ingredientes
4 carapaus médios ou grandes
sal grosso q.b.
Azeite 3 Castelos Virgem Extra
1 cebola pequena
6 hastes de salsa fresca




Confecção

1. Tempere os carapaus de sal pelo menos 1 hora antes. Deixe-os no frigorífico a tomar gosto.

2. Prepare o lume. Com o lume ainda alto asse o pimento até a pele estar preta. Coloque-o depois num saco de plástico fechado para que acabe de cozer ao vapor e facilite a saída da pele. Depois passado uns 10 minutos retire o pimento do saco, pele-o, corte.o em tiras e coloque-o numa taça. Tempere com uma pitada de sal e um fio de azeite.

3. Quando o lume já estiver brando ( sem chama apenas com o carvão incandescente) sacuda o excesso de sal do peixe e coloque-o a grelhar, use uma grelha à parte, para depois virar o peixe com facilidade. Grelhe os carapaus até estarem alourados de ambos os lados.

4. Prepare a salada. Pique também finamente a cebola e a salsa. Espalhe a cebola e a salsa por cima dos carapaus. Regue-os com o azeite de seguida e sirva acompanhados com batata cozida, a salada mista e o pimento assado.

Bom apetite nesta típica refeição de Verão!!



1 comentário:

  1. Isto sabe a verão! :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.