Uma pequena horta




Horta em Junho



O meu sonho sempre foi ter um pedaço de terra para fazer a minha própria horta. Gosto da paz que é estar com as mãos na terra, de cultivar e colher os meus próprios legumes.
Agora que mudei de casa tenho a sorte de ter esse pedaço de terra para fazer a minha pequena horta. Antes, comecei por fazer experiências de horta em vaso, como podem ver e seguir nesta página.

Uma nova etapa comecei agora a minha horta. Quando começámos a trabalhar esta terra para preparar a horta reparámos que a terra estava muito seca. Perguntámos a várias pessoas, lemos sobre o assunto e começámos a preparar a terra para ser cultivada. A terra foi cavada, adubada ( com adubo natural ) e levou areia para a tornar mais fértil e solta. Assim começámos por preparar a nossa pequena horta.

Não sabemos tudo, mas vamos experimentando e aprendendo, vamos perguntando a quem sabe e assim aos poucos fomos construindo a nossa horta. Começámos a plantar legumes no início de Junho. Ao início optámos por comprar as plantas já germinadas. O que fazemos é cavar um espaço destinado à planta já germinada. Metemos mais adubo natural ( usamos estrume) e areia para a terra se ir tornando mais permeável. Temos usado também para ir melhorando a terra um pouco de substrato de compra, para quem terrenos pouco férteis é uma boa opção ir misturando a terra de origem, com terra " substrato" de compra, areia e adubo natural.  Depois colocamos a planta já germinada e regamos.


Há sempre a " luta" com as ervas daninhas que proliferam rapidamente. Geralmente aconselharam-me a ir revolvendo a terra e ir eliminando as ervas daninhas sempre que possível. Deixar as ervas daninhas crescer demasiado impede as plantas de crescerem e o revolver a terra faz com que esta fique cada vez mais leve.

Entretanto, começámos a fazer a nossa própria sementeira. Como já estamos no mês de Julho estamos a escolher plantas que dêem para semear todo o ano ou que dêem para plantar agora em sementeira para colher depois nos meses mais frios.

Semeámos em sementeira ervilhas tortas, disseram-nos que já era fora de época ( a época de sementeira terminava em Maio) mas elas germinaram e bem. Já as transplantámos para a terra e agora aguardamos para ver se crescem e chegam a dar ervilhas - tortas ou não.



Horta no final de Agosto










Ervilhas - Tortas ou ervilhas de quebrar 


Sementeira de ervilhas - tortas 



Ervilhas - tortas já transplantadas para a terra e com estacas , pois elas precisam de um suporte, pode ser uma parece ou fazer um sistema de estacas.

JULHO

As ervilhas têm crescido e começaram agora a dar flor no final de Julho. Apesar da sementeira já tardia, pode ser que venha a dar ervilhas - tortas.A flor tem um tom roxo muito bonito. 




AGOSTO

Desde o final de Julho, inicio de Agosto que as ervilhas de quebrar começaram a nascer e não têm parado de dar. Já colhi bastantes e já as cozinhei também. Claro que já foram plantadas fora de época, o ideal era  a sua plantação ainda na Primavera, mas ainda assim, como o tempo tem estado instável até deram uma boa produção. Deram ervilhas até ao final de Agosto. 








Alfaces

As alfaces não podiam faltar cá na horta. Adoro alface e gosto de quase todas as variedades de alface. Por isso, para começar optámos pelas plantas já germinadas que se compram em cooperativas agrícolas ou lojas de especialidade. Comprei alface roxa e alface frisada. 

Foram plantadas na terra no início do mês de Junho e têm estado a dar bem. Entretanto também com as alfaces me dediquei a fazer sementeira. Escolhi algumas variedade de sementes de alface das 4 estações ( dão o ano todo) e também uma mistura de sementes que encontrei à venda com alface, rúcula e  chicória que quando germinarem mostrarei aqui no blogue. As alfaces plantadas no Inverno são geralmente mais saborosas , que as plantadas no Verão, por isso me recomendaram que as plantasse onde houvesse alguma sombra. Debaixo de uma árvore de fruta foi o local escolhido. 

Para plantar as alfaces o mesmo método, cavar a terra, adubá-la com adubo natural, juntar um pouco de areia à terra e colocar cada pé de alface com cerca de 20 cm entre cada uma, terra deve manter-se húmida mas não encharcada .As alfaces gostam de água para se manterem frescas e tenras, mas nunca em demasia. 

Como sempre, seguindo ritmo da natureza que tanto nos ensina, umas alfaces desenvolveram-se rapidamente, outras mais lentamente.

As alfaces não gostam de temperaturas extremas , devem ser protegidas das geadas e do calor extremo. 


Transplantadas para a terra no início de Junho e agora no final de Junho




JULHO

As alfaces roxas têm crescido mais que as outras. Por isso já apanhei a primeira alface. Como choveu esta última semana, parece que a horta gostou desta chuva e do tempo ameno e desatou tudo a crescer. A meio de Julho já comecei a apanhar alfaces.

As alfaces continuam a crescer e para compensar as que tenho apanhado, tenho plantado mais. As alfaces com este calor precisam bastante de água, mas sem encharcar o solo.








AGOSTO

Para aproveitar o sol que tem estado plantei mais uma vez alfaces, depois de colhidas e consumidas as outras, fiz nova plantação. Terra novamente tratada e adubada e trouxe umas quantas variedades de alfaces diferentes: folha lisa, roxa e frisada.





Courgette

A courgette também foi plantada já germinada. comprámos 4 plantas pequeninas que foram crescendo e já estão a dar as 1ªas flores. As courgette não necessitam de grande manutenção. Após começarem a dar os frutos devem ser bem regadas mas não em excesso, o solo deve estar bem húmido mas não encharcado. Para o solo ficar com boa drenagem misture bastante areia na terra. Plantei as plantas já germinadas por volta de dia 4 de Junho e começaram agora ( final de Junho) a dar flor.








Julho 

Estão-se a formar as primeiras courgettes. Agora é esperar para ver. Desde o inicio de Julho já colhi 3 courgettes. Estão mais 3 já formadas e ainda muita flor para dar courgette.





Já tenho 3 courgettes a crescer com sucesso. Não esquecer que as flores da courgette também são comestíveis e ficam óptimas panadas.


De 4 pés de courgette plantados já colhi desde meio deste mês de Julho cerca de 8 courgettes. Mas elas continuam a crescer e as flores são lindas!

No mês de Agosto Continuam a dar courgettes, mas com menos intensidade.










Beringela


Também a beringela optámos por comprar já germinada e em flor. Depois de transplantada para a terra rapidamente a flor derivou em beringelas e já temos umas 4 ou 5 beringelas num só pé. Para o ano estou a pensar semear também em sementeira para experimentar. 





JULHO

As beringelas continuam a crescer e estão agora a ganhar uma forma alongada.




Continuo entusiasmada com as beringelas que continuam a crescer e parecem estar a amadurecer bem..

Final de Julho







Tomate

Não podia faltar tomate na horta também. Plantámos tomate - cereja ( que veio em vaso da outra casa e foi transplantado) e plantámos mais duas variedades de tomate que nos deram, ainda não sabemos bem que tipo de tomate é mas um dos pés plantados já tem bastante tomate. Logo após a transplantação para a terra deve-se colocar uma pequena estaca no tomateiro para acompanhar o seu crescimento. 

De início deve-se ter cuidado na rega, para não molhar as folhas do tomateiro pois isto pode matar a planta. Duas a três semanas depois da transplantação da planta para a terra deve-se sachar a terra à volta para eliminar não só as ervas daninhas como também para arejar a terra . Pode e deve sachar a terra as vezes que quiser pois não só elimina as ervas daninhas como facilita o crescimento da planta. 

Para adubar a horta e também as flores recomendaram que para além do estrume ( adubo natural) colocasse também um pouco de Nitrolusal em redor de todas as plantas e flores de forma  acentuar o fortalecimento e crescimento das mesmas. 

Depois de colocar este adubo ( compra-se em cooperativas agrícolas ou lojas de especialidade) deve-se regar para dissolver o adubo. A cinza também é um óptimo fertilizante, pelo que também estou a pensar começar  misturá-lo na terra.

Quando o tomateiro já tiver alguma altura deve-se construir uma estrutura de apoio com estacas ou canas . 






JULHO

Plantei o tomate já tarde, ainda assim tem estado a dar tomate e começa agora a amadurecer , bem como o tomate- cereja . 







Final de Julho

Do primeiro pé de tomate que plantei e que já vinha em flor tenho colhido algum tomate maduro. Os dias de sol e chuva têm oscilado e por isso o tomate não tem amadurecido a grande velocidade, mas ainda assim já comecei a colher tomate. O tomate não gosta de chuva, murcha ou fica com manchas pretas e por esta razão é uma das plantas que não pode ser regada por cima, mas sempre junto ao caule.







Final de Agosto

Como alguns pés de tomate foram plantados já tarde ( em Julho) só agora começaram a dar tomate. É o caso do tomate rosa ( daquele grande) que só agora começou a dar.







Rúcula

Tinha trazido da outra casa um vaso com rúcula que transplantei para  a terra logo no início do mês de Junho. Entretanto comprei também mais 4 pés de rúcula já germinada, tem-se desenvolvido bem.

Esta é a variedade de rúcula selvática ou selvagem ,que se distingue da outra pelas folhas terem uma forma mais serrilhada mas de sabor mais forte.  

 É uma planta que gosta de ter algumas horas de sol directo e aprecia o clima mais ameno. A rúcula pode ser colhida apenas as folhas que pretendemos colher, continuando a dar. O ideal é colher o que pretendemos, isto também dará mais força à planta para continuar a dar mais folhagem. 

A colheita da rúcula pode dar-se 20 a 30 dias após a plantação. É uma planta que vale a pena experimentar plantar , pois além de não requerer muita manutenção , é óptima em saladas, cresce depressa e é a nível nutricional  muito rica. 

 Enquanto está em crescimento a rega deve ser mais frequente, após atingir uma fase de maturidade regue apenas quando a terra se apresentar seca. 

A altura ideal para a sementeira é o final do Inverno , Início da Primavera, portanto nesta altura o melhor é comprar já germinada e transplantar para a terra.

No final da época a rúcula irá aparecer com uma flor amarela , Dessa flor nasce uma pequena vagem e dentro dela estão as sementes da rúcula. De deixarmos essa vagem secar bem, ela vai acabar por cair e as sementes irão espalhar-se na terra dando novamente rúcula na época certa. 

A natureza é cíclica e muitas das plantas semeadas  acabam por deitar na terra onde estão as suas sementes e voltar a dar no ano seguinte. O mesmo se passa com a hortelã, com a salsa, com os coentros e com o cebolinho. 





JULHO

O tempo tem estado mais ameno que o calor característico de Verão, pelo que a rúcula tem-se desenvolvido bastante e já comecei a colher as primeiras folhas para comer. A rúcula está a crescer de um dia para o outro , está agora a dar flor, uma bonita flor amarela, que deixará cair depois as sementes para dar rúcula para o próximo ano. 

A rúcula foi atacada por uns bichinhos que a furaram. Depois de pesquisar pela internet como combater estes bichinhos de forma natural, li que espalhar borras de café na terra à volta da rúcula resultava. Assim fiz e resultou mesmo. 

Final de Julho. A rúcula está toda em flor. Vou deixar assim para que as sementes caiam na terra e volte a nascer para o ano. 










Lúcia - Lima ou Doce - Lima

Numa horta não podem faltar algumas plantas como é o caso da Lúcia-lima. Trata-se no fundo de um arbusto que exala um agradável aroma a limão. As folhas podem ser utilizadas secas ou frescas e é óptima para afugentar as melgas e outros insectos do jardim dado o seu cheiro cítrico. 

A Lúcia-Lima dá flor geralmente de Junho a Setembro/ Outubro , uma bonita flor branca , Não é uma planta que tolere bem o tempo frio . Dá-se melhor com temperaturas acima dos 20º C e em locais com sol. Deve ser adubada durante o Verão para favorecer a sua floração. Se as folhas começarem a ficar amarelas é porque a planta tem falta de água, mas como em quase todas as plantas, a rega não deve ser excessiva.

Para aproveitar da melhor forma  a sua Lúcia -lima colha as flores e as folhas no Verão e seque-as num local seco e fresco. Depois de secas guarde-as e conserve-as num frasco de vidro. Poderá assim beneficiar todo o Inverno das folhas colhidas no Verão. 

É  uma planta que pode atingir cerca de 2 a 3 metros de altura. 

A Lúcia - lima não serve apenas para fazer chá, fresca combina bem com peixe, dá para fazer sobremesas , como bolos, cremes, leite - creme, etc.








Acelgas 

A acelga foi uma descoberta recente, não só na culinária como também na experiência de plantação. Da outra casa trouxemos também em vaso esta acelga que decidimos transplantar para experimentar. Pertence à uma família de plantas próprias de regiões costeiras ou de terrenos salinos temperados. A acelga é uma planta bi-anual e de ciclo longo, não forma raiz ou fruto comestível, sendo a folha a parte que se consome.

Plantei agora mais 4 pés de acelgas para experimentar transplantar.Disseram-me que a época alta das acelgas é de Junho a Agosto , portanto agora vou esperar para ver se crescem. 

Para quem não conhece a acelga é óptima para cozinhar, salteada, cozida, estufada com legumes e as folhas jovens são óptimas para comer cruas em saladas.






JULHO




Alho francês

O alho francês foi mais uma das plantas que decidi plantar. Comprei já germinado e plantei a meio do mês de Junho. O alho francês requer um solo bem drenado, pelo que optei por misturar bastante areia na terra , adubei-a com adubo natural e então coloquei a planta já germinada. Para crescer o alho - francês precisa de bastante sol, no início da transplantação requer o solo  bem húmido . Quando o alho francês começar a crescer ( cerca de um palmo de altura) acrescente terra em cima cobrindo um pouco o caule. Repita esta operação mas sem nunca cobrir as folhas, apenas o caule. À medida que os alhos franceses forem dando colocarei aqui actualizações.



JULHO

Como o alho francês tem crescido bem está na altura de começar a colocar terra ou areia em forma de montinho à volta de cada alho francês.








AGOSTO

Os alhos - franceses continuam a crescer, mas não todos ao mesmo ritmo, pelo que não percebo porquê. Ainda assim estão a ficar bonitos.




Pimentos

Plantei também já germinado pimentos encarnados, amarelos e malaguetas. Uma das plantas já veio em vaso da outra casa e já está  a dar pimentos. As outras estão mais atrasadas, mas já em flor e alguns já a germinar o pimento. O pimento gosta de sol directo, temperaturas mais altas. Não tem estado sol suficiente para os pimentos crescerem e amadurecerem mas vou aguardar.


JULHO

Os pimentos estão a crescer e começam agora a amadurecer. Plantei vários tipos de pimentos, amarelos, encarnados, padron pimentos doces e malaguetas. 





Os dias de sol trouxeram também alguns pimentos maduros que aproveitámos logo para colher e cozinhar. Os pés plantados mais tarde estão todos em flor e alguns já começaram a dar pimentos.





AGOSTO

Os pimenteiros plantados têm crescido todos bem e têm dado bons pimentos. Ainda a amadurecer estão os pimentos doces, o pimento amarelo e as malaguetas que já nasceram mas ainda estão verdes. Dos pimentos verdes já apanhei bastantes.







Feijão - verde

Esta é mais uma das plantas que comprei já germinada. Já tinha plantado uma vez em vaso e quando ninguém acreditava, colhi feijão - verde. Desta vez decidi plantar aqui na pequena horta também. Começámos por experimentar com uns 10 pés de feijão - verde e pegaram bem, têm estado a crescer bastante. Transplantámos apenas em Junho.

È sempre necessário para o feijão - verde colocar umas estacas para este trepar e ter um suporte. Também o feijão verde gosta de sol e luz e dá-se melhor com temperaturas até aos 30º C. 







JULHO

O feijão - verde continua a crescer , parece que cresce de dia para dia.




No final de Julho, após crescer bastante e ter de reforçar a estrutura com canas maiores, o feijão - verde começou a dar flor. 






AGOSTO 

Por aqui o feijão - verde começou a nascer e já apanhei bastante feijão - verde que continua  a dar. 








CENOURAS


Decidi plantar cenouras apesar de todos me dizerem que é difícil plantar cenouras, ainda assim quis experimentar plantar uns quantos pés.

A cenoura cresce melhor em temperaturas até aos 22º C. , muita luminosidade e sol directo . O solo deve ser bem limpo, sem detritos e bastante arenoso, drenado e fértil.  Precisa de bastante água mas apenas a suficiente para a terra ficar húmida, água em excesso vai matar a planta. 

Para preparar o terreno para as cenouras limpei-o muito bem de pedras e detritos, adubei-a com estrume e misturei bastante areia na terra.

Agora é esperar para ver se consigo ter cenouras.






Beterraba

No final do mês de Junho fiz também sementeira de beterraba. Há cerca de uma semana fiz o transplante para a terra e desde então têm estado a crescer bastante bem. A terra deve ser fofa, deve ser adubada com adubo natural e a terra deve ser misturada com bastante areia.







AGOSTO

Já tenho algumas beterrabas quase prontas para colher. para quem não sabe, tudo se aproveita na beterraba, folhas e a beterraba em si. Vou depois publicando no blogue as receitas à medida que as for fazendo.





Da horta para a mesa 

Um Mês depois de ter iniciado a minha horta fiz a primeira colheita. Pequena claro, porque muita coisa foi já plantada tarde, mas ainda assim estou muito satisfeita com o ritmo a que os legumes estão a crescer.

1ª colheita de Julho:














2º colheita de Julho:

1 alface roxa, 1 alface frisada, acelgas e 2 courgettes. 




Todos os dias tenho colhido algo da horta, por pouco que seja, há sempre algo pronto a colher.

 Acelgas e tomate. 





A última colheita a meio de Agosto. Tenho a sorte de aqui no terreno já existir um pessegueiro que começou agora a dar bons pêssegos maduros que tenho apanhado e já comecei a fazer receitas com eles. 






3 comentários:

  1. parabens tua horta esta linda linda adorei nao tem nada mais gostoso que colher as proprias hortaliças

    ResponderEliminar
  2. Que bela horta!! É uma sortuda!! Produtos frescos e biológicos sempre à mão!! Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Vânia estive na sua cozinha e na sua horta que adorei ambas. Também sou pequena agricultora. Qd comprei as hortaliças para plantar diziam-me ser muito cedo que o tempo destruí-a. Mas felizmente tenho umas couves enormes de todas as qualidades, repolho, caldo verde, penca, portuguesa, brócolos ( estes dão mt resultado é como a Rúcula só apanhamos as cabeças e eles rebentam todas as semanas tenho que apanhar se não começam a abrir)tenho montes de hortelã, salsa, coentros e alfaces que ficaram na terra como a Vânia diz. tenho mts espinafres, propagam-se bastante, aipo, e tenho uns tomateiros enormes lindos( ROSA) neste tempo porque plantei cedo e apanham mt sol ( aqui no Algarve há sempre sol) tb tenho pimentos amarelos e vermelhos estão a crescer como as curgetes, que já têm bastantes flores. Acredite k nem tenho espaço para colocar os pés. Ainda tenho um limoeiro 2 figueiras, um diospireiro e 2 ameixeiras, mais uns pés de videiras que deram bastante uvas na ultima época. e lindas roseiras de varias cores espalhadas em vasos. Um eucalipto enorme mais uns quantos arbustos. De manhã qd me levanto vou logo ver o crescimento das plantas com muito carinho por todas. Foi bom esta troca de energia tb faz parte do quotidiano. Bj Violeta

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.