
Confesso que sou uma grande fã de sopa e se pudesse , sem dúvida, que nunca faltaria nas minhas refeições. Se comermos uma sopa e algo mais leve, já fizemos uma refeição equilibrada e apetitosa.
Por isso, experimentar e inventar novas receitas torna-se um imperativo para quem tanto aprecia sopa. Mais fã dos purés, com estes gosto de experimentar sempre novas receitas e inventar ingredientes que acredito que resultarão na perfeição quando conjugados.
Foi o caso desta sopa cremosa de peixe que me veio reconfortar nuns dias em que andei adoentada. faz maravilhas ao corpo, mas também à alma!
Ingredientes para 4 pessoas
1 red fish não muito grande
1 folha de louro
500 gr de cenouras
3 batatas
1 alho francês
1 raminho de salsa
sal
azeite
fatias de pão torrado
Confecção
- Comece por cozer o peixe em água, sal e louro.
- Depois do peixe estar cozido, retire-o do caldo e reserve.
- Coe o caldo muito bem e a este caldo junte os legumes cortados, finamente(para facilitar a cozedura) , com excepção do raminho de salsa, que deixará para o final. Acrescente água até a panela estar meia, tempere de sal a gosto, um fio de azeite e leve ao lume.
- Entretanto desfaça o peixe em lascas grandes, limpo de espinhas e pele e reserve.
- Assim que os legumes estiverem cozidos, triture a sopa em puré e junte o peixe ás lascas grossas.
- Desligue o lume e aromatize com a salsa picada.
- Torre as fatias de pão, corte-as em cubos e sirva o pão torrado com a sopa de peixe.

Um pouco de História.... sobre a sopa.
A sopa é uma confecção milenar e talvez uma das maiores invenções de toda a história da humanidade. Segundo o livro “História da Alimentação”, os caldos precederam as sopas e dividiam-se em dois tipos: os caldos doces e os caldos ácidos.
Destas sopas ácidas surgiu o Borsch russo e eslavo, que na pré-história foi uma das receitas mais difundidas em toda a Europa. Já os gregos, grandes apreciadores destes caldos, cozinhavam-nos muito claros e sempre à base de cereais e alguns pedaços de carne.
O mais famoso era o Caldo Negro de Esparta, do qual não existe a receita, mas cujos estudiosos defendem que era elaborado com sangue de animais misturado com vinagre e ervas aromáticas.
Também os romanos tinham uma grande tradição no que diz respeito á sopa. Os pastores tinham como prato principal e quotidiano uma sopa de cereais que acompanhavam outros produtos da temporada como verduras, legumes, frutas e queijo.
Apício , o mais famoso gastrónomo da Roma antiga, ficou conhecido pelas suas sopas refinadas e suculentas, servidas com lentilhas, ervilhas e outros vegetais e muito condimentadas com azeite. Na época da decadência romana, a sopa acabou por se transformar num produto de luxo, apenas acessível aos mais abastados, mas ao longo da história, a sopa e os caldos transformaram-se na comida mais acessível aos mais pobres.
Ainda que, nas últimas décadas, a sopa tenha perdido alguma da sua importância nas dietas ocidentais, estudos nutricionais comprovam aquilo que os antepassados intuíam: a sopa é mesmo um alimento completo.
A sopa tem características que a tornam um prato nutritivo e saudável. Além de barata e fácil de preparar, é uma boa opção para qualquer refeição.Possuidora de um baixo valor calórico, rica em vitaminas, minerais, fibra alimentar, anti-oxidantes e água, a sopa, pode ser considerada um dos mais completos alimentos.
Fonte da informação sobre sopas
bem sopa de epixinho e boa sim mas detesto peixe vermelho lol
ResponderEliminarterei de fazer com outro
beijinhos
ahaha! Pois, podes fazer com outro peixinho, tipo pescada.
ResponderEliminarbjinhos
Ficou super apetitosa mesmo a sopa :)...
ResponderEliminarbeijoca
eu adoro sopa,de peixe é a minha preferida,optimo aspecto a tua,bjs
ResponderEliminarQue boa sugestão.
ResponderEliminarBjis.
Adorei esta sopinha!!!!
ResponderEliminarUm dia destes vai ser o meu jantar!!!!
Beijocas :)
Em minha casa também há sopa quase todos os dias. Assism cremosa e como eu gosto. Esta divinal a tua sopa. Parabens. Bjs
ResponderEliminarcontam-se pelos dedos as vezes que comi sopa de peixe. Comia-a num restaurante, nunca a fiz. A experimentar um dia destes!! Está apetitosa
ResponderEliminarMesmo bom aspecto! Gosto muito! bjinhos
ResponderEliminarEu não sou muito fã de sopas, mas gosto muito da de peixe.
ResponderEliminarE esta tem um aspecto mesmo delicioso
Beijinho*
Uma delicia, hoje vou fazer uma sopinha também! Adoroooo... Bjinhos
ResponderEliminarGostei muito de saber a historia por detras da sopa. Essa sopinha com red fish deve ser boa.
ResponderEliminarBeijinhos
adoro este tipo de sopas, são mesmo uma maravilha.
ResponderEliminarbjka
Eu também adoro sopa e de peixe é uma delicia, a que costumo fazer não tem nada a ver com esta, mas gostei muito e vou tomar nota na cabeça, porque seguir receitas não é para mim :-)
ResponderEliminarEsse creme está com um aspecto verdadeiramente delicioso, assim tão aveludado! Uma maravilha! Beijos.
ResponderEliminarvou esperimentar esta sopa ,adoro sopa de peixe . claudete
ResponderEliminaresta sopa esta dando agua na boca ,ainda + q estou de regime .vou fazer hoje este creme sta com uma cara maravilhosa .parabns ao dono da receita. cinti
ResponderEliminarobrigada pela visita e comentários! Adoro sopa de peixe!
ResponderEliminarbjos