Apesar de estarmos no Outono, os últimos dias têm estado quentes e regressou a vontade de fazer grelhados, nem que seja no grelhador eléctrico ou no de fogão. Por isso aproveitei para fazer uns peitos de pato que tinha congelados.
Aproveitei também para experimentar o arroz integral que tinha comprado para experimentar fazer e que gostei bastante do sabor, desde então já o fiz outras vezes e sai sempre bem.
Ingredientes para 2 pessoas
Para o magret de pato
2 peitos de pato
1 colher de chá de mistura de ervas para grelhados da Margão
sumo de 1 limão
raspa de meia laranja e meio limão
sal
Para o arroz integral
125 g de arroz integral
água
1 colher sopa manteiga
1 dente de alho
1 folha de louro
sal
Confecção
- Com algumas horas de antecedência coloque os peitos de pato a marinar numa mistura de sumo de limão, as raspas de laranja e limão , sal e a mistura de ervas para grelhados.
- Entretanto faça o arroz. Para facilitar a sua cozedura(consoante as instruções da embalagem) demolhei-o de véspera, para evitar que demore tanto a cozer.
- Coloque água num tacho com uma pitada de sal, o alho esmagado ,a folha de louro e a manteiga e leve ao lume até ferver.
- Assim que começar a ferver incorpore o arroz escorrido e deixe cozer com o tacho tapado. O arroz integral depois de demolhado demora cerca de 30 minutos a cozer.
- Escorra a carne da marinada e leve-a a grelhar.
- Sirva o arroz com o magret de pato e rodelas de limão.
Saiba mais sobre... arroz integral.
O arroz é um dos mais importantes alimentos do mundo, fornecendo cerca de metade das calorias diárias a metade da população mundial e uma importante fonte de nutrição. Não é para admirar que nos países asiáticos, como a Tailândia, o arroz seja tão valorizado que a tradução da palavra «comer» signifique literalmente «comer arroz».
Existem realmente para cima de 8000 variedades. Muitas vezes o arroz é classificado pelo tamanho, como sendo de grão pequeno, grão médio ou grão longo. O arroz curto, que é o que apresenta o maior conteúdo de amido, dá origem ao arroz mais pegajoso, enquanto o de grão longo é mais leve e tende a ficar separado quando cozido. As qualidades do grão médio ficam entre os outros dois tipos.
Outra maneira como o arroz é classificado é pelo grau de moagem a que é submetido. É isto que faz o arroz integral diferente do arroz branco. Arroz integral é o arroz completo, só com a sua casca exterior não comestível .O arroz integral ainda conserva o farelo e o germe. O arroz branco, por outro lado, é moído e refinado, o que lhe retira o farelo e o germe, juntamente com todos os nutrientes que se encontram nestas importantes camadas.
Rico em fibras, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B e, como dele só é retirada a casca, os nutrientes concentrados na sua película e gérmen conferem mais vantagens à saúde do que o arroz processado.
Isento de glúten e de fácil digestão, existem três tipos de arroz integral: o cateto, o agulha e o vermelho, que se diferem principalmente quanto à cor e forma, já que as propriedades nutricionais são bem semelhantes.
Fonte da informação 1
Fonte da informação 2
huuuuuuuuuum!que delicia! ;)
ResponderEliminarMuito bom aspecto tema tua refeição!
ResponderEliminarPor aqui alterna entre sol e chuva, mas já se nota bem a descida de temperatura!
Oi Vânia! Eu adoro pato. Mas nunca comi o bichinho grelhado. Boa idéia! Vou experimentar! Bjs
ResponderEliminarhttp://quitutesdajuju.blogspot.com
olá a todas!obrigada pela visita. pato grelhado fica muito bom, e o arroz integral foi uma surpresa muito agradável.
ResponderEliminaruma verdadeira delicia. gostei:))
ResponderEliminarbeijinhos:))
Ficou com aspecto divinal, Vânia! :)
ResponderEliminarObrigada Larana e Luna.
ResponderEliminarPara sair mais barato, eu compro o pato inteiro, tiro os peitos e aproveito o restante pato para outra receita.
bjos