Tornou-se inegável: temos de poupar. A crise deixou de ser uma palavra usada em diversas circunstâncias para se começar a fazer sentir, cada vez mais, na vida de todos. Com as medidas de austeridade que se adivinham, aumentos e cortes, poupar tornou-se numa necessidade vital.
Poupar na cozinha e na alimentação é um tema que me tem sido colocado bastantes vezes e que me preocupa bastante, porque sempre acreditei que comer de forma económica e racional não significa comer mal ou ingerir nutrientes não benéficos para o nosso organismo.
Não raras vezes colegas e amigas me pedem receitas económicas, porque precisam de cozinhar de forma menos dispendiosa e não sabem como. Não raras vezes me enviam e-mail a pedir receitas com aproveitamentos e receitas boas, saudáveis e económicas.
Tive o privilégio de ter tido uma educação gastronómica muito racional e sensata e analisando a maior parte das receitas que confecciono em casa, são receitas económicas, caseiras, tradicionais. Talvez seja esse o segredo, retornar um pouco à cozinha tradicional portuguesa, comer bem e melhor sem gastar muito.
Outro dos segredos é o aproveitamento de refeições. Se sobram batatas cozidas de uma outra refeição, reutilize-as, ou massa cozida, ou umas sobras de arroz.
Faça sopas em casa e inicie as suas refeições com elas. Uma sopa é rica em nutrientes,equilibra o apetite para a refeição e é económica. Uma sopa pode até servir de refeição principal. Pode ver neste link mais de 60 sugestões de sopas variadas.
E agora vamos à receita. De umas sobras de feijão- verde cozido da refeição anterior fiz este acompanhamento, simples, económico e saboroso, repleto de nutrientes e bastante saudável.
Receita para 3 pessoas
Grau de dificuldade: Fácil
Tempo confecção: 10 minutos
Ingredientes
sobras de feijão- verde cozido e cortado em partes (cerca de 150 g)
1 lata pequena de cogumelos laminados
1 dente de alho
1 colher sopa de azeite
1 colher café de mistura de especiarias variadas (vindas da Tunisia como já aqui falei) (pode usar outras a gosto)
salsa fresca
Confecção
- Pique finamente o alho. Deite o azeite numa frigideira e aloure o alho em lume brando , sem deixar queimar. Junte então os cogumelos devidamente escorridos e deixe fritar uns minutos, temperando a gosto com as especiarias.
- Assim que os cogumelos adquirirem um tom alourado junte então o feijão verde e , com o lume no minímo, deixe fritar uns 3 minutos para tomar gosto.
- Tempere com salsa fresca finamente cortada e desligue o lume. Sirva de imediato.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Gosto bastante de refeições com aproveitamentes, são quase sempre muito saborosas e ricas.
ResponderEliminarGostei muito dos conselhos. Bjs
Aqui está um optimo acompanhamento que gosto muito... bjks
ResponderEliminardelicioso... mesmo so para mim e para a filha mais nova ..
ResponderEliminarOlá, Vânia!Que delicioso acompanhamento!Cá em casa também se aproveita tudo e tens toda a razão, a cozinha tradicional é muito económica e saborosa. A roupa velha do Natal é um exemplo de aproveitamento que quanto a mim ainda é melhor que o prato original.
ResponderEliminarMuito boas as tuas dicas!
Beijinhos
Um acompanhamento bem saboroso!
ResponderEliminarNão é vergonha nenhuma reutilizar as sobras, conheço muita gente que não o faz, acho que fica sempre uma boa refeição.
bjs
Cá em casa são todas aproveitadas e aprendi isso com a minha Mãe e com a minha Avó que são as pessoas que para mim melhor cozinham.
ResponderEliminarGostei imenso da tua sugestão!