Por vezes é na simplicidade que residem os melhores sabores. Gosto muito de borrego assado no forno , mas feito de forma muito simples, embora a carne precise sempre de ser bem temperada para tirar o sabor característico, o ideal é temperar um dia antes para a carne tomar gosto e ficar mais macia. Aqui fica a sugestão.
Receita para 4 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo preparação 1h30
Custo - médio
Ingredientes
- parte da mão de borrego com cerca de 1,5 kg
- 0,5 l de vinho branco
- 1 laranja
- 1 limão
- sal q.b.
- pimentão doce q.b.
- azeite
- 1 cebola média
- 1 folha de louro
- caldo de carne q.b. ( feito com cubo)
- batatinhas para acompanhar
Preparação
1. No dia anterior tempere a carne com sal, o pimentão doce, o louro, o limão e a laranja às rodelas, o vinho e deixe no frigorífico tapado com papel de alumínio.
2. No dia seguinte coloque a carne num tabuleiro, coloque a cebola às rodelas por baixo da carne e junte a marinada (sem as rodelas de citrinos) . Acrescente um pouco de água e leve ao forno a assar a 220ºC , tapado com papel vegetal durante cerca de 1h30 (forno tradicional) .
3. Passado este tempo destape a carne, aumente o forno para os 250ºC e deixe acabar de assar mais 40 minutos, ou até verificar que a carne está assada e alourada por fora. ( O tempo de cozedura de uma peça de borrego dependo do seu tamanho e do forno. Uma peça com cerca de 1,5kg pode demorar duas horas a ficar bem cozinhada.) Durante o tempo que a carne está a assar, assim que vir que o tabuleiro começa a secar junte caldo de carne. ( espete a carne com um garfo, se ainda saírem sucos não está cozinhada por dentro. Geralmente quando já está alourada por fora, corto um pedaço para ver como está por dentro)
4. Coza as batatas com casca (pode pica-las com um garfo para cozerem mais depressa e depois de cozidas retire a casca e junte-as à carne 10 minutos antes de desligar o forno. Envolva-as no molho e deixe tomar gosto enquanto a carne acaba de assar.
5. Retire a carne do forno, fatie-a e sirva com as batatinhas.
Uma cor fantàstica seu aspecto é maravilhoso!
ResponderEliminarBjs
Uma refeição que me agrada imenso, que delícia de aspecto!
ResponderEliminarPor norma adoro todas as receitas, sejam elas simples ou mais elaboradas mas há excepções :)
ResponderEliminarNão gosto de borrego :(
Não sei porquê mas o seu sabor não me agrada nada e tenho pena pois a aparência está excelente :)
Para quem gosta não duvido nada que esteja muito bom!!!
Bjokas
um dos pratos favoritos do meu marido, se bem que faço poucas vezes, pois cá em casa o resto do pessoal não é muito apreciador de borrego.
ResponderEliminaras fotos fazem crescer água na boca! nham nham!
Adoro borrego e este está fenomenal. Parabéns.
ResponderEliminarBeijinhos
Gosto muito de borrego!
ResponderEliminarBoa receita!
Vou temperar as pernas de borrego assim para o domingo de Páscoa. Agrada-me.
ResponderEliminarVou temperar as pernas de borrego assim para o domingo de Páscoa. Agrada-me.
ResponderEliminarcomo é q eu posso itirar o gostos ao borrego
ResponderEliminarquero dizer aquele gosto intensivo a gordura
como poderei eliminar aquele gostos ativa a gordura do borrego
ResponderEliminarOlá Vítor.realmente o que faz muita gente não gostar de borrego é o eu sabor. O borrego tem de ser sempre bem limpo, elimine as gorduras todas da peça da carne e faça uma boa marinada, deixe a carne pelo menos um dia na marinada. Use bastante limão e/ou laranja, há quem ponha também um pouco de vinagre para retirar o sabor intenso do borrego e também bastante alho.
ResponderEliminarEstes são os truques que conheço na preparação da carne, eu elimino sempre as gorduras para não darem mau sabor á carne e faço sempre uma boa marinada antes.
Espero ter ajudado.
Costumo passar por aqui e copiar uma receita ou outra para fazer em casa que ficam sempre bem, mas nunca tinha deixado nenhum comentário. Mas, no domingo de Páscoa fiz esta receita com cabrito e com tantos elogios que recebi não podia deixar de vir aqui agradecer !!! Obrigada por partilhar receitas tão boas ... boa Páscoa !!!
ResponderEliminarOlá susy! Obrigada pelas palavras tão simpáticas! Esta é uma das formas mais tradicionais de fazer borrego cá por casa, faz-se de muitas formas, esta foi a forma como a minha mãe sempre fez, simples mas saboroso. Ainda bem que todos gostaram, é um prazer poder ajudar! beijinhos
EliminarAcabamos de jantar et voila estava muito bom!
ResponderEliminarSegui a receita e ficou ótimo.
Claro que a qualidade da carne também é muito importante!
Ainda bem que gostaram Dora! ;)
Eliminarbeijinhos
Deve saber bem!!!!
ResponderEliminarvou experimentar pois gosto muito de borrego mas deve ser muito saboroso.
ResponderEliminarOlá a todos
ResponderEliminarHá uma coisa que nem todos os talhantes, e sobretudo nas grandes superficies fazem, que é, e, é primordial retirar o chamado vedum na perna do borrêgo, uma pequena mancha de gordura que faz toda a diferença no paladar da carne