È uma grande verdade que o bacalhau pode ser confeccionado de várias maneiras. Esta é apenas mais uma delas que alia duas coisas maravilhosas: pão e bacalhau. Porque razão se chama bacalhau cremoso à antiga? Foi uma senhora já de idade que me deu esta receita. segundo ela servia para aproveitar a água do bacalhau, sobras de bacalhau e pão duro. Pareceu-me perfeita e decidi experimentar, fazendo algumas alterações. Esta é uma das melhores receitas de bacalhau que já comi. Vamos à receita!
Receita para 2 a 3 pessoas
Grau de dificuldade- fácil
Tempo preparação- 50 m
Custo- médio/baixo
Ingredientes
- 2 postas de bacalhau altas
- 1 baguete grande ou fatias de pão saloio com 2 a 3 dias
- 0,5 lt leite
- 2 c. sopa de amido de milho
- sal , pimenta e noz moscada q.b.
- coentros frescos
- 100 g queijo mozzarella ralado
- 1 alho francês
- 1 cebola
- 2 c. sopa azeite
Preparação
1. Comece por cozer o bacalhau em água temperada com uma pitada de sal, caso o bacalhau não esteja salgado. Depois de cozido deixe arrefecer um pouco e desfie-o limpando-o de peles e espinhas. Reserve a água onde cozeu o bacalhau.
2. Num tacho aqueça um fio de azeite (cerca de 2 c. sopa ) e quando estiver quente incorpore a cebola às rodelas finas. deixe cozinhar em lume brando até a cebola amolecer. De seguida junte o alho francês às rodelas, cozinhe uns 2 minutos e junte então o bacalhau desfiado. Tempere de sal ( se necessário ) e um pouco de pimenta e deixe cozinhar em lume brando uns 3 minutos.
3. Prepare o molho. Num tacho coloque o leite e cerca de 200 ml da água de cozer o bacalhau (devidamente coada). Junte a farinha e mexa bem. Tempere com uma pitada de sal e noz moscada. Leve a lume brando mexendo sempre até começar a engrossar. Deixe o molho espessar mas não em demasia.
4. Num tabuleiro de forno coloque uma camada do molho que fez. Cubra com fatias de pão e coloque por cima o preparado do bacalhau. salpique com coentros frescos cortados finamente.
5. Por cima cubra novamente com as fatias de pão e finalize com o restante molho. Polvilhe com o queijo ralado e leve a forno pré-aquecido (5 minutos antes) a 220º (forno tradicional) durante cerca de 35 minutos ou até a superfície estar dourada.
6. Retire do forno e sirva de imediato com salada.
Fiquei fã deste bacalhau.....Desta semana não passa...
ResponderEliminarBjkas
Vânia este bacalhau esta com um aspecto delicioso, nunca experimentei mas vou levar a receita :)
ResponderEliminarBeijinho
Gostei desta versão diferente! Esse creme aveludado fica lhe a matar.
ResponderEliminarBjoka
Rita
Hummmm... esse bacalhau está magnífico.
ResponderEliminarBeijinhos
Mais uma versão de bacalhau que ficou fantástica :)
ResponderEliminarAdorei!!!