segunda-feira, 23 de abril de 2012

Arroz de carne picada com cenoura, courgette e beringela



























É um prato rápido e económico para o dia -a-dia, resultou da minha experiência com este arroz de carne com feijão e também fica muito bom. É uma boa forma de comermos legumes e uma óptima refeição para estes dias que têm andado chuvosos e ainda pedem comidas mais reconfortantes.

Receita para 3 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo preparação- 30 m
Custo - económico

Ingredientes
  • 400 g carne de vaca picada
  • 150 g arroz carolino
  • 1 cenoura
  • 1/2 courgette
  • 1 beringela
  • 3 c. sopa de polpa de tomate
  • 2 c. sopa de cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 pitada de sal e pimenta preta
  • 1 fio de azeite
  • 1 c. chá de pimento encarnado
  • 1 molhinho de salsa fresca





Preparação

1. Comece por lavar bem os legumes. Descasque a cenoura e corte-a em pequenos pedaços. faça o mesmo à courgette e à beringela. Coloque a beringela em sal enquanto prepara a restante receita para que perca o sabor amargo característico.

2. Num tacho aqueça um fio de azeite e nele aloure, em lume brando,  a cebola e o alho sem deixar queimar. Junte a carne, mexa e deixe fritar até a carne mudar toda de cor. Junte então a polpa de tomate e mexa novamente.

3. Sempre com o lume no mínimo, junte então o arroz, mexa, deixe fritar uns 2 minutos. Junte cerca de 1 lt de água, tempere de sal e pimenta, aumente o lume e deixe cozinhar até começar a ferver. Assim que ferver introduza a cenoura, o pimento, a courgette e a beringela passada por água. Tape o tacho e deixe cozinhar até o arroz estar cozido. Se vir que está  a secar muito acrescente mais água quente.

4. Quando o arroz estiver cozido rectifique os temperos se necessário, desligue o lume, salpique o arroz com a salsa cortada e sirva de imediato.





 Notas

 - A carne de vaca mando picar no talho,  a carne é melhor que aquela que se compra embalada e sai mais barata por kg.

- Em relação às medidas de arroz calculo 50 g de arroz cru por pessoa, pois o arroz depois de cozido triplica de tamanho, ou seja, 50 g de arroz cru equivale a 150 g de arroz cozido. Uma boa forma de medir o arroz sem o pesar é com uma chávena. Uma chávena de chá de arroz dá mais ou menos para 3 a 4  pessoas , uma vez que uma chávena de chá leva normalmente 200 g. A partir daí pode medir para 2 pessoas, meia chávena de chá de arroz. Por cada chávena de chá de arroz, junte 2 de água. Costuma ser um bom truque

- Em relação ao pimento encarnado costumo comprar, parto em tiras pequenas e coloco num saco bem vedado no congelador. Quando preciso é só tirar a quantidade que pretendo. Em relação à salsa e aos coentros costumo fazer o mesmo.

3 comentários:

  1. Hummmm deve ter ficado uma delícia, tenho de experimentar :))Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  2. Hummm... esse arrozinho deve ser delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.