Esta é mais uma daquelas receitas tradicionais portuguesas que todos conhecemos, que nos habituámos a comer na casa dos nossos pais, que serviam outrora nas melhores tascas e que até há pouco tempo era raro encontrar. São os chamados "jaquinzinhos" ou carapauzinhos que se servem fritos, por norma com arroz de tomate ou pimento e que são uma verdadeira delícia.
Aprendi a servi-los com umas gotas de vinagre e rodelas de alho cru que depois se retiram no momento de comer e servem para aromatizar o peixe. Recordo-me do meu avô fazer sempre isto ao peixe frito, por vezes até punha folhas de louro partidas e comia os peixinhos fritos no dia seguinte depois de tomarem gosto com o alho, o louro e o vinagre.
Talvez memórias e hábitos enraizados de tempos de maior carestia. A realidade é que a necessidade aguça o engenho e o engenho trouxe-nos até nós excelentes pratos de épocas de pobreza e falta de ingredientes que obrigavam a que as cozinheiras inventassem o que servir com o pouco que tinham. Essa é a nossa maior herança gastronómica e talvez tenhamos que reflectir sobre ela para sobrevivermos também a estes tempos tão difíceis.
Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo preparação- 45 m
Custo - económico
Ingredientes
Carapauzinhos
- 600 g carapauzinhos pequenos para fritar
- farinha de milho q.b.
- óleo para fritar ( usei Espiga)
- sal q.b.
- 1 dente de alho
- umas gotas de vinagre de vinho branco
Arroz de tomate e pimento
- 150 g arroz carolino
- 1/2 pimento encarnado
- 3 tomates (médios) maduros
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- sal q.b.
- azeite q.b.
- coentros frescos q.b.
Preparação
1. Lave e arranje os carapauzinhos. Salpique-os de sal e deixe tomar gosto uns 3 minutos no máximos. Seque-os bem da humidade e do sal e passe-os pela farinha de milho. Aqueça o óleo numa frigideira larga e quando estiver bem quente frite o peixe até ficar alourado de ambos os lados. Depois de fritos coloque-os a escorrer em papel absorvente. Retire-os depois para uma travessa e se gostar sirva salpicados com umas gotas de vinagre e rodelas de alho.
2. Pique muito finamente a cebola e o alho. Lave e corte o pimento em tiras e retire a pele aos tomates , cortando-os em pequenos cubos.
3. Num tacho leve o azeite a aquecer e quando estiver quente junte a cebola e o alho. Baixe o lume e deixe a cebola cozinhar até amolecer por completo. Junte então o tomate e o pimento e, em lume brando, deixe cozinhar uns 3 minutos. Por fim junte o arroz, aumente o lume para médio e deixe o arroz fritar um pouco neste molho. Junte água quente ( cerca de 500 ml de água ) , tempere de sal a gosto, baixe o lume para médio /baixo, tape o tacho e deixe o arroz cozinhar até estar bem cozido. Quando estiver quase cozido destape o tacho e deixe o caldo evaporar um pouco. Desligue o lume assim que o arroz estiver cozido e salpique com coentros frescos finamente cortados.
4. Sirva os carapauzinhos com o arroz de tomate e pimento.
Uma refeiçao sempre presente cá em casa, sempre cheia de memorias:)
ResponderEliminarbjs
olá Mariana. Obrigada pela visita. È realmente uma refeição cheia de memórias! beijinhos
EliminarCá em casa somos fãs e adoramos a cozinha tradicional, estes carapauzinhos voavam em três tempos!
ResponderEliminarOlá saboracasa. Obrigada pela visita. Por cá também voaram em três tempos e por norma nem as espinham sobram! :) beijinhos
EliminarEU adoro este prato.
ResponderEliminarAinda ontem pedi à minha mãe carapauzinhos com arroz de tomate para o almoço de domingo!
Bjs
Olá Cidália. obrigada pea visita.`Sabe sempre bem este pratinho e os carapuazinhos são muito bons. beijinhos
Eliminaruiii que delícia de pratinho.
ResponderEliminarBeijinhos e boa semana.
obrigada Ricardo. È mesmo um pratinho delicioso! beijinhos
EliminarAdoro esse prato, mas detesto fazer peixe frito...aproveito para comer na casa da mãe :)
ResponderEliminarbeijinhos e boa semana,
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/
olá addicted. Às vezes um bom óleo faz toda a diferença quando se faz frito. Estou safisfeita com o +oleo da Espiga e como se faz poucos fritos, até se pode apostar num bom óleo de milho, por exemplo, ou girassol, não só não se nota o cheiro a fritos em casa, como não espirra e salpica tanto. Depois outro truque é usar farinha de milho, ajuda a fritar melhor e também não provoca tantos salpicos ao fritar. beijinhos e obrigada pela visita.
EliminarGOSTO :)
ResponderEliminarobrigada!:)
EliminarMuito bons, adoro...aparece amiga...bjokitas
ResponderEliminarolá belinha. desculpa, estou em falta contigo e com o cantinho, mas o tempo cada vez menos dá para tudo. beijinhos
Eliminarobrigado pelas dicas e pela boa comida caseira
ResponderEliminar