Fazia bastante tempo que não comia umas pescadinhas de rabo na boca fritas, acompanhadas de uma açorda de coentros como tanto gosto. É uma refeição simples, tradicional e que conheço desde sempre e que sabe sempre bem. A pescada enquanto pequena (menos de 2,5kg) adquire o nome de marmota, embora todos lhe chamemos pescada ou pescadinhas. O ideal é fritá-las em farinha de milho, como acontece com quase todos os peixes fritos. Aqui fica a receita.
Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo preparação- 35 m
Custo- acessível
Ingredientes
- 4 pescadinhas médias
- farinha de milho q.b.
- óleo para fritar
- sobras de pão duro
- 2 dentes de alho
- azeite q.b.
- coentros frescos q.b.
- 1 ovo
- sal q.b.
Preparação
1. enrole as pescadas de forma a prender o rabo na boca conforme mostra a foto e meia hora antes coloque-as com sal. Passado esse tempo lave-as e seque-as. Passe-as pela farinha de milho e leve-as a fritar em óleo bem quente, lume médio, de ambos os lados.
2. Faça a açorda. Demolhe o pão aos pedaços em água. Num tacho aqueça um fio de azeite com os alhos inteiros mas esmagados e junte o pão escorrido apenas com as mãos. Mexa, tempere de sal, junte mais água se necessário e aumente o lume para médio deixando a açorda cozinhar uns 10 a 15 minutos em lume médio. Quando a açorda estiver pronta, baixe o lume, junte o ovo e mexa . Deixe cozinhar mais um minuto e no final, junte os coentros frescos cortados, mexa e desligue o lume.
3. Sirva as pescadinhas de rabo na boca fritas com a açorda de coentros.
Gosto tanto...mas só de pensar no cheiro a fritos desisto :)Adorei a açorda.
ResponderEliminarbeijinhos e bom fim de semana
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/
gosto muito...por cá usamos também outro peixe:os verdinhos...
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim de semana.
Humm ... a tanto tempo que não como umas pescadinhas de rabo na boca! são tão boas. bjs
ResponderEliminar