quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Como preparar um Natal mais económico








Preparar um Natal mais económico deve ser uma das grandes preocupações da maior parte das famílias nesta altura. Não podemos deixar de celebrar esta data, mas podemos modificar um pouco o seu significado face ao que representava para nós, no geral, nos últimos anos.

O Natal é a festa a reunião da família, o símbolo do nascimento de Jesus, que marca um início, um novo ciclo. Às vezes penso que esta época difícil que agora atravessamos poderá ser um novo começar , um repensar da nossa maneira de viver. Neste Natal poderemos viver o verdadeiro espírito do Natal, do nascimento e do recomeçar, esquecendo o materialismo e dando valor ao que realmente importa.

Com tudo isto, sabemos que não sai barato fazer a festa de Natal para a família, principalmente se tivermos uma família grande.  Para ajudar aqui ficam algumas sugestões de como preparar esta festa de forma mais económica.

-  Estabeleça um orçamento para o que pretende ou pode gastar em prendas e fixe um valor máximo para cada prenda, procurando prendas originais e úteis para cada pessoa da família.  Cada vez mais as pessoas agradecem uma lembrança, algo que lhes faça falta, por exemplo, para as mulheres, pode fazer um cabaz com um creme das mãos , um champô e um gel de banho. São prendas que fazem sempre falta e que qualquer pessoa agradece. Ou ofereça um cabaz por cada casal, com bolachas, uma compota,um vinho ou um licor, uns patés e porque não, para apoiar a produção nacional, umas deliciosas e variadas conservas de atum, sardinha , cavala,  etc.

- Pode ainda oferecer prendas feitas em casa. Se tem jeito para as agulhas, faça um cachecol, um gorro, um pregador e ofereça. O mesmo com a bijutaria: ofereça um colar feito por si. Gosta de pintar peças? Ofereça uma peça pintada por si, uma caixa de chá, um guarda- jóias, etc. Pode ainda optar por fazer um cabaz com produtos comestíveis e oferecer por casal, por exemplo, uma compota, umas bolachas,uma marmelada caseira,  um licor, um azeite aromatizado, sal aromatizado,etc.

- Em relação à mesa de Natal, a despesa costuma ser bastante grande. Por exemplo, se optar por servir o tradicional bacalhau cozido  terá de contar que a refeição sairá sempre mais cara. Pode optar por " fugir" à tradição e servir o bacalhau de outras maneiras, assim, conseguirá uma refeição de bacalhau por um preço mais económico. Pode optar por fazer um rolo de bacalhau em massa folhada com couves, um bacalhau em puré, um bacalhau espiritual, um bacalhau dos casamentos e outras sugestões que lhe permitirão servir uma boa refeição de bacalhau para várias pessoas usando menos bacalhau que servir uma ou duas postas por pessoa. Deixo aqui um link com 87 sugestões de receitas com bacalhau que poderá ajudar na escolha.

- Em algumas regiões do país a tradição é o polvo cozido. Ao invés e servir o polvo cozido pode optar, por exemplo, por fazer um delicioso arroz de polvo. ( ver receita arroz polvo).

- Se não fizer questão de fazer bacalhau nem polvo, pode optar por fazer carne. Por exemplo um frango assado, um lombo ou cachaço de porco assado, ou se gostar pode fazer peru, a esta altura já compra peru por 2€ o kg, o que encarece mais o peru é o tempo que está no forno, mas poderá ser também uma opção. Sirva com saladas e legumes, que são ingredientes baratos, saudáveis e que ficam lindamente no prato.

- Para as entradas, que tal começar com uma sopa? Pode fazer um bom caldo - verde, por exemplo. Sirva pão e faça tostas em casa. Faça uns bons patés caseiros, ou uns petiscos bem portugueses como por exemplo, moelas estufadas, peixinhos da horta, salada de orelha de porco, etc. Pode temperar umas azeitonas, fazer umas entradas de queijo fresco com azeitonas, oregãos e tomate às rodelas. Pode fazer paté de atum e rechear tomates com este preparado, cortá-los em gomos e servir. Pode fazer o mesmo com ovos , ou servi-los cozidos temperados com azeite e ervas aromáticas.

- Para as sobremesas, evite comprar as sobremesas fora, nesta altura encarecem bastante. Opte por fazer as sobremesas em casa. Um arroz doce, uma aletria, gelatina, pudins, bolos , ou mousses e frutas ou de chocolate , são exemplos de óptimas sobremesas caseiras, fáceis de fazer e económicas. Use pão com 2 ou 3 dias e  faça pudins de pão. Rabanadas, filhós , sonhos, coscorões, tudo isto pode ser feito em casa. Faça salada de frutas, é uma sobremesa fresca e leve e que a todos sabe bem e é bastante económica.

- Se tem uma família relativamente grande peça que cada um traga algo para a mesa, uma sobremesa, uma entrada, etc. Assim , repartido por todos, custará menos a encher a mesa e sairá mais em conta para si.

- Não faça comida em exagero, faça as contas por pessoa de forma  a evitar o desperdício de comida.  Se ainda assim sobrar comida e não quiser ficar com tanta comida em casa, distribua pela família e assim a comida não se estragará.

- Já aqui deixei algumas sugestões e carnes, entradas, sobremesas, receitas com bacalhau para a mesa de Natal. Aqui ficam mais algumas ideias económicas para a mesa de Natal, a título de exemplo em como pode fazer óptimas receitas com pouco dinheiro ou sugestões e coisas que pode fazer em casa em vez e comprar e assim poupar dinheiro.



















































Coscorões

 

 Gelatina natural de tangerina

 

 

Sonhos de abóbora

 

 



5 comentários:

  1. Ora aí estão umas belas sugestões :)

    ResponderEliminar
  2. Excelentes sugestões!

    Beijinhos e Votos de Um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

    ResponderEliminar
  3. Adorei este post :)
    As sugestões são todas fantásticas :P

    Bjokas

    ResponderEliminar
  4. boa noite Vânia, gostei muito das tuas sugestões para o Natal, e os pratos e petiscos que apresentaste são muito apelativos :)
    um beijinho,
    Margarida

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito deste post!
    Para não falar nas maravilhosas sugestões :)
    Beijinho!
    Boas Festas!
    Cláudia

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.