Andava há muito tempo para experimentar fazer curd em casa e as laranjas da horta dos meus pais ditaram que desta tinha mesmo que experimentar. A receita é de Anabel Langbein e ela fez o curd em banho - maria, sendo que optei por fazê-lo assim também.
Das pesquisas que fiz há quem faça também o curd no tacho, em lume brando e não em banho - maria. Pode fazer quer de uma maneira, quer de outra, pois o método é o mesmo, mas ao invés de colocar uma taça sobre um tacho e levar ao lume, cozinha-se directamente no tacho. Esta receita rendeu este frasco grande e mais um pequeno.
Já usei este curd e laranja em iogurtes e bolos e tenho adorado. Apesar de parecer um pouco trabalhoso é algo que vale a pena e fica muito bom. Em banho-maria demora cerca de 35 minutos a ficar preparado, se fizer directamente no tacho, acredito que seja mais rápido.
Grau de dificuldade- médio
Tempo confecção- 35 m
Custo total indicativo - 3,00€
Ingredientes
- 1 chávena e meia de açúcar
- 220 g manteiga
- raspa de 1 laranja
- 1 chávena e 1/ 4 de sumo de laranja
- 6 ovos inteiros
Confecção
1. Arranje um tacho e uma tigela que encaixe no tacho e que possa ir ao calor sem se partir. Coloque água no tacho medindo de forma a que , quando a água entrar em ebulição, não toque na taça que estará por cima. ( se tocar irá cozinhar os ovos como ovos mexidos) Leve então o tacho com a água ao lume.
2. Na taça que vai usar misture o açúcar, o sumo das laranjas, a raspa e a manteiga cortada em cubos. Quando a água do tacho começar a ferver coloque a taça por cima e vá mexendo com uma colher de pau até dissolver por completo o açúcar na manteiga e obter um creme liso.
3. Bata os ovos e junte-os então ao preparado anterior, mexendo continuamente para os ovos se incorporarem no preparado sem talharem. Deixe cozinhar em banho- maria até obter uma consistência de compota e engrossar , o que pode comprovar através da colher de pau: ao passar o dedo se deixar uma espécie e linha bem marcada na colher é porque está pronto.
4. Desligue o lume, passe-o por um coador de rede fina e depois de coado coloque-o em frascos devidamente esterilizados. Conserve no frigorífico depois do curd arrefecer.
Já experimentei de limão, de laranja ainda não testei!!!
ResponderEliminarDeve ser mesmo guloso :)
beijinhos
Olá Xana. Eu ainda não experimentei de limão, comecei pelo de laranja, mas conto em breve fazer e limão. È realmente muito bom, beijinhos
EliminarNunca experimentei, parece ter uma textura muito boa!
ResponderEliminarAbraços, Fabiana.
www.sabornoprato.com
é muito bom Fabiana, tens de experimentar. beijinhos
EliminarUma sugestão bem apetitosa!
ResponderEliminarFicou com uma óptima cor.
obrigada Luisa, ficou com uma cor bonita sim e com uma textura óptima. beijinhos
EliminarNunca fiz nem comi esta iguaria, mas com a laranjeira carregada lá fora é um caso a pensar, pelo aspecto só pode ser boa.
ResponderEliminarBeijocas
Olá Elsa. È altura de aproveitar as laranjas e esta pode ser uma boa sugestão. beijinhos
EliminarEu adoro curd de limão, por isso também devo gostar bastante de curd de laranja :D
ResponderEliminarBeijinhos e boa semana :D
OLá Joana, tens de experimentar o de laranja, também é muito bom. beijinhos
EliminarQue delícia!
ResponderEliminarBeijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt
obrigada Susana. beijinhos
EliminarJá fiz de limão, vou experimentar a versão laranja;)
ResponderEliminarO curd de laranja e limao nao conserva fora do frigorifico tipo compota?
ResponderEliminar