Há comidas que se fazem apenas ao fim- de - semana, com mais tempo, sem pressas, mais elaboradas e mais demoradas. É o caso deste lombo de porco assado no forno com molho cremoso a acompanhar que fica uma verdadeira delícia, mas requer tempo para ser confeccionado, por isso é uma receita ideal para fazer ao fim -de-semana quando temos mais tempo para estar na cozinha com calma.
Receita para 3 pessoas
Grau de dificuldade - médio
Tempo confecção - 1h30
Custo total indicativo - 10 €
Ingredientes
- 1,200 kg de lombo de porco
- 1 pitada de pimentão doce
- 2 dentes de alho
- pimenta preta q.b.
- sal q.b.
- 250 ml de vinho branco
- 500 ml caldo de carne ( feito com cubo)
- 2 folhas de louro
- 1 c. sopa de massa de pimentão
- 4 hastes de tomilho
- 20 g margarina
- 1 fio de azeite
- 1 cebola
Molho
- 1 c. sopa de manteiga
- 1 c. sopa de farinha de trigo
- 150 ml vinho branco
Confecção
1. De véspera tempere a carne. Esmague os alhos e coloque-os numa tigela. Junte o tomilho sem as hastes, o pimentão doce, a massa de pimentão , sal e pimenta a gosto e unte o lombo de porco com esta mistura. tape a carne com película aderente e deixe tomar gosto no frigorífico.
2. No próprio dia , corte a cebola em rodelas e espalhe-as no fundo do tabuleiro. Por cima coloque a carne. Junte as folhas de louro, regue com o vinho e com 250 ml de caldo de carne ( frio e feito com meio cubo) . Espalhe pedacinhos de margarina e regue com um fio de azeite.
3. Tape o tabuleiro com película de alumínio e leve a forno pré-aquecido ( durante uns 10 minutos) a 160ºC durante cerca de 40 minutos. Vá verificando o molho, não deixe secar, junte mais caldo e vinho sempre que o molho estiver a secar. Passado estes 40 minutos destape a carne e aumente o lume para 180º C deixando o lombo acabar de assar e ganhar cor por mais uns 15 a 20 minutos ou até verificar que a carne está bem cozinhada e alourada( espete um garfo, se não saírem sucos, a carne estará assada. ) Volte a juntar caldo e vinho se necessário, não deixe o molho secar.
4. Quando a carne estiver devidamente assada retire-a do forno, reserve o molho e deixe-a repousar uns 7 minutos antes de a fatiar.
5. Passe o molho que ficou no tabuleiro por um passador. Junte a este molho150 ml de vinho branco. Numa frigideira derreta a manteiga e junte a farinha. Mexa e deixe alourar a farinha por um minuto, mexendo sempre. Junte então o molho do tabuleiro com o vinho branco e , em lume brando, vá mexendo até engrossar a gosto.
6. Fatie a carne e sirva-a com o molho , esparregado, batata frita e salada de alface, tomate e couve roxa.
Mas que maravilha amiga, belo molho que fica, bjokas
ResponderEliminarO lombo parece ter ficado muito suculento e esse molho parece bem cremoso e delicioso!
ResponderEliminarTens razão, é preciso tempo para cozinhar estes pratos e também para os degustar devagarinho.
ResponderEliminarBeijocas
Uma refeição bem "caseira" e reconfortante! Ficou com ótimo aspeto.
ResponderEliminarBeijinhos
Esse lombo ficou uma perdição, a receita é perfeita.
ResponderEliminarBjs.
Mmm esse molhinho deixou-me mesmo a salivar :D
ResponderEliminarBeijinhos e tem um bom resto de dia! :D
Que maravilha... tem tao bom aspecto.
ResponderEliminarBeijinhos
http://bolinhosdoces.blogspot.pt/
Tudo muito bem!! mas ficava melhor com batata assada
ResponderEliminarVou preparar para amanhã Parece-me excelente.
EliminarMuito obrigada
Espero que goste Helena. beijinhos
EliminarComo se faz o caldo de carne? :(
EliminarOlá Rui. Por uma questão de facilidade eu geralmente uso um cubo de caldo , neste caso de carne. Neste caso use meio cubo de caldo de carne para 500 ml de água. Espero ter ajudado.
EliminarAh. Ferva a água e deite nela o cubo de caldo de carne, e mexa até este se dissolver. Depois deixe arrefecer um pouco e está pronto a usar.
Eliminargostei
ResponderEliminarBom dia. Estou a usar a sua receita... Que farinha usa? E a quantidade? Obrigada.
ResponderEliminarPeço desculpa pela resposta tardia.Outros afazeres têm-me afastado do blogue. Para o molho ficar espesso comece por experimentar com uma colher de sopa de farinha de trigo e a manteiga. Depois de alourar a farinha ( deixe-a mais ou menos escura conforme pretender) e juntar o molho de assar a carne, cozinhe o molho até estar espesso a gosto. Se engrossar demais, pode acrescentar um pouco de água quente para diluir mais.
Eliminar