quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Bruschettas de filetes de sardinha, tomate, pimento e pepino



É uma grande honra para mim ter parceria com a Fábrica de Conservas La Gôndola. Sempre fui uma grande apreciadora de conservas de peixe e em Portugal nós temos uma longa tradição de conservas de peixe de grande qualidade.

Ao longo da história as conservas de peixe assumiram tamanha importância na nossa alimentação em Portugal que por volta da década de 60/70 existiu mesmo um livro de culinária sobre conservas de peixe, mas desenganem-se se era um simples livro, era um compêndio de receitas vistosas e elaboradas com conservas.

As conservas eram antigamente feitas sobre o método de pré-cozedura, método que conserveiras como a La Gôndola continuam a utilizar na confecção das suas conservas.

Ao longo do tempo as conservas de peixe em Portugal perderam a sua importância, muitas fábricas de conservas nacionais de peixe fecharam e estas tornaram-se relegadas para 2ª plano na nossa alimentação, sendo conotadas como comida simples e de baixos recursos.

Mas nada disto corresponde à verdade e nos últimos anos as conservas de peixe voltaram a estar na moda e se estar na moda é voltar a consumir este ingrediente fantástico, então que sigamos a moda! Há , inclusive, restaurantes a servir conservas nos seus menus, com pompa e circunstância.

É assim que as conservas devem ser servidas e apreciadas, com pompa e circunstância, pois são uma dádiva na nossa alimentação. São uma forma saborosa e prática de consumir peixes variados como a cavala, a sardinha, a petinga, o polvo, as lulas ou o atum.

A nível internacional as conservas portuguesas têm feito enorme sucesso e basta colocar junto às conservas de sardinhas, origem portuguesa para terem sucesso garantido. Isto quer dizer algo, quer dizer que fazemos conservas de peixe de elevada qualidade e voltar a consumi-las tem imensos benefícios.

  Abrir uma lata de filetes de sardinha ( sem pele nem espinhas) da La Gôndola foi um prazer. O peixe branco, alinhado na perfeição dentro da lata, o cheiro e o sabor a mar, a peixe fresco, é uma experiência culinária fascinante.

A La Gôndola desafiou-me a criar receitas com as suas maravilhosas conservas e não tem sido nada difícil, porque só a qualidade dos seus produtos já faz o prato.

Para hoje apresento então esta bruschetta de filetes de sardinha, tomate , pimento e pepino.  






















Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo de confecção - 15 m


Ingredientes
  • 1 lata de sardinhas sem pele e sem espinha em azeite La Gôndola
  • 4 fatias de pão saloio
  • azeite virgem - extra
  • 1 tomate alongado
  • 4 folhas de alface
  • 1/2 pepino
  • 1 pimento verde
  • 4 hastes de coentros
  • 2 dentes de alho
  • 1 pitada de flor de sal




Confecção

1. Num tabuleiro leve o pimento e os alhos a assar ao forno por 10 minutos regados com um fio de azeite e temperados com uma pitada de flor de sal.

2. Passado este tempo retire o pimento e coloque-o num saco.( o vapor acabará de cozer o pimento e facilitará a retirada da pele).  Retire os dentes de alho, esmague-os e misture-os num fio de azeite.

3.  Retire então a pele ao pimento e corte-o em pequenas tiras. Tempere com mais uma pitada de flor de sal. Lave e corte o tomate e o pepino em pequenas tiras. Tempere-os também com azeite e flor de sal.lave e corte as folhas de alface em juliana fina.

4. Pincele as fatias de pão com o azeite e alho. Por cima disponha a alface em juliana, os filetes de sardinha sem pele e sem espinha e por cima disponha as tiras de pimento, tomate e pepino. Pique finamente os coentros e polvilhe por cima das bruschetas.

5. Sirva de imediato.





5 comentários:

  1. Mais uma bela parceria... e que maravilha de uso para te estreares com este parceiro! Adoro estas refeições leves no Verão!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Uma boa sugestão para refeições leves! Aprecio muito um petisco deste gánero!

    ResponderEliminar
  3. Que bonita ficou a sardinha nessas bruschettas.
    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Olá...........
    Magnifica e deliciosa :)...........
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Uma bela sugestão, e veio na altura certa pois deram-me umas latas de sardinhas em conserva e acho que irei fazer qualquer coisa assim.

    Beijinhos,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.