O Cinco sentidos na cozinha anuncia uma parceria com a Comtemp- Companhia dos Temperos, Lda-Cristal.
A Comtemp centra a sua actividade na produção e engarrafamento de vinagres e condimentos.Apoiada numa unidade fabril de dimensão europeia, utiliza as tecnologias mais avançadas que este tipo de indústria integra.
Com uma vasta gama de produtos a Comtemp integra 4 marcas : Cristal, Cristal Gourmet, Salador e Lezíria.
Destas marcas a Comtemp possui: azeites e vinagres Cristal, molhos e condimentos, sumo de limão, legumes em conserva e Top Downs Cristal, Vinagres Cristal Gourmet, Vinagres, Top Downs, molhos e baldes salador e vinagres clássicos, sabores, top downs, azeitonas e tremoços Lezíria.
A Comtemp teve a amabilidade de me enviar alguns dos seus produtos a propósito da nossa parceria e os quais desde já muito agradeço.
Da gama da Cristal temos os seguintes produtos:
Vinagre de Sidra, Vinagre de vinho branco e vinagre de frutos vermelhos
Sumo 100% limão espremido ( 500 ml e 125 ml)
Vinagre de vinho tinto Cristal Gourmet e vinagre balsâmico de Modena Cristal Gourmet
Molho picante
Molho de soja
Molho inglês
Curiosidades sobre o vinagre
De um modo geral chama-se vinagre ao produto obtido por dois processos biológicos distintos, ambos resultantes da acção de microrganismos. Ao primeiro processo é dado o nome de fermentação alcoólica e ocorre quando a fermentação transforma os açúcares naturais em álcool, mediante condições controladas.
No segundo processo o álcool é transformado em ácido e é a partir desta fermentação acética que se forma o vinagre.
Existem diversos tipos de vinagre, os mais vulgares são: vinho, de sidra, de fruta ( framboesa, frutos vermelhos, figo) , de arroz, de malte, balsâmico de Modena ( produzido na região italiana de Modena) entre outros.
O vinagre é um produto conhecido há muito tempo. As primeiras referências datam de 8000 anos a. C. Na época tratava-se de um condimento muito aproveitado devido às propriedades benéficas ao organismo humano e á sua importância na alimentação.
Foi muito utilizado como bebida refrescante , diluído em água e também como medicamento. Foi recomendado para tratar disfunções respiratórias, feridas e úlceras devido às suas propriedades desinfectantes e anti-inflamatórias.
Nas guerras o vinagre era recomendado aos soldados fazendo parte da ração diária, para prevenir possíveis contaminações microbiológicas , para desinfectar e para temperar os alimentos.
O vinagre teve sempre um papel importante ao longo da historia e durante muito tempo foi usado não só na alimentação, mas como desinfectante para a casa. è um ingrediente com múltiplas particularidades.
Muitos parabéns pela parceria.
ResponderEliminarKiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/09/Galette-de-Maca.html