sexta-feira, 23 de agosto de 2013
Parceria com Orivárzea- Arroz Bom Sucesso
O Cinco sentidos na Cozinha tem o prazer de anunciar a parceria com a Orivárzea- Arroz Bom Sucesso.
Siga ainda o arroz Bom Sucesso na sua página do facebook.
A Orivárzea tem uma história que me fascina bastante. A história da Orivárzea começa em 1997 quando um grupo dos 10 mais importantes orizicultores da Lezíria Ribatejana decidiram unir-se para produzir e comercializar um arroz de excelente qualidade e fazê-lo chegar ao consumidor final a um preço justo.
A rentabilização dos meios de produção e o acerto de um projecto fundado no espírito da entreajuda e solidariedade , rapidamente atraíram novos agricultores que foram crescendo ao longo dos anos até chegarem aos actuais 37 associados com 5000 hectares semeados , todos na zona ribatejana, todos produtores de arroz muito acima dos padrões oficiais de qualidade.
A qualidade do arroz carolino é de tal forma distinto que, para além do mercado nacional, já é exportado para os mercados da Suíça, Polónia e Bélgica. Além disso, empresas tão exigentes como a Danone / Milupa e a Beneo- Remy , referências no mercado da alimentação infantil, confiam na qualidade do arroz Orivárzea como matéria prima para a rigorosa preparação dos seus produtos.
A Orivárzea garante que o seu arroz é inteiramente cultivado pelos seus associados na Lezíria Ribatejana. Por isso a sua produção é limitada, e uma vez que a Orivárzea não adquire arroz a outros produtores , a colheita de cada ano pode esgotar no fim do Verão. A nova colheita chega ao mercado no Outono.
Portugal é hoje o terceiro maior produtor e o maior consumidor de arroz da Europa, com 15 kg per capita/ano.
O arroz Bom Sucesso é da gama da Orivárzea mais conhecido e o que alcançou maior notoriedade no mercado.
Arroz Aromático Bom Sucesso
Da variedade indica , o arroz aromático deve o seu nome ao perfume que exala no momento da cozedura . Muito associado à cozinha indiana e tailandesa, o seu aroma não se traduz no prato, uma vez que o seu bago tem um sabor neutro. Tem um cozimento rápido e um bago fino e solto, mas de consistência macia. É ideal como acompanhamento de pratos exóticos como o caril, a cozinha africana e os grelhados orientais.
Arroz Bom Sucesso Carolino
Um arroz de variedade japónica, mais volumoso e aveludado, que incha mais e cria mais goma que as outras variedades. O carolino é o tipo de arroz mais genuinamente português. As suas características fazem com que absorvam os sabores dos temperos e ingredientes com que é cozinhado. É por isso o arroz ideal para a preparação de pratos tradicionais portugueses, mas também de outras gastronomias como o risotto ou paella.
Arroz Bom Sucesso Agulha
Um arroz de variedades índica, originariamente cultivado nos países do sul e sudeste asiáticos, o Agulha é um arroz de grão fino e longo, vítreo e consistente. O resultado é um arroz que coze mais rapidamente mas sem absorver os temperos, ficando solto e seco. O seu sabor é neutro fazendo dele o arroz ideal para ser servido branco, a acompanhar pratos de carne ou peixe.
Arroz Bom Sucesso integral
Riquissímo em fibras, o Bom Sucesso Integral é um arroz carolino ao qual não foi retirada a película protectora durante o processo de branqueamento. O resultado é um bago de cozedura mais lenta, mas de alto teor nutritivo graças aos nutrientes que se encontram na casca: fibras, vitaminas, minerais e óleos essenciais.
Baby rice
Em termos meramente organolépticos a sua consistência macia e sedosa e o seu sabor capaz de incorporar os mais delicados temperos fazem dele o arroz mais indicado para fazer pate dos menus sólidos de um bebé a partir dos 6 meses e para acompanhar a sua alimentação até à adolescência. É na segurança e pureza deste arroz que o Baby Rice se destaca de todas as outras marcas de arroz disponíveis no mercado .
Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas - IGP
IGP - Indicação Geográfica Protegida é uma qualificação europeia usada para designar um produto que mantém uma relação com o meio geográfico onde é produzido. Foi esta qualificação que o arroz carolino produzido pela Orivárzea teve em 2008 dando origem ao nome Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas , o primeiro arroz a ser qualificado como IGP em Portugal.
Um arroz extraordinário de selecção meticulosa , grão a grão. De um bago generoso e tenro, com uma textura aveludada e macia que absorve os sabores e aromas dos ingredientes com os quais é cozinhado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
óptima parceria :)
ResponderEliminarBeijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/
Parabéns
ResponderEliminarBeijinhos,
Susana
As Papinhas dos Babinhos
Agora toca a fazer receitas apetitosas e partilha-as connosco! beijocas
ResponderEliminar