O Cinco sentidos na cozinha apresenta uma parceria com a Quinta da Romaneira. "A Romaneira é uma das mais grandiosas e históricas quintas do Douro, no Norte de Portugal. Orientada a sul, encontra-se localizada num lugar de extrema beleza, banhado em quase toda a sua extensão pelo rio Douro. O solo xistoso das vinhas imprime aos vinhos um carácter único.
Recentemente escreveu-se um novo e emocionante capítulo na longa história desta ilustre propriedade com o ressurgimento da Romaneira como um player de relevo na "Revolução do Douro". A descoberta de que as antigas castas locais podem ser usadas na produção de Vinhos do Porto excelentes, mas também - e cada vez mais - na elaboração de vinhos de mesa, enquanto expressão de um terroir único, coloca estes vinhos entre alguns dos melhores vinhos do mundo."
Conhecida, desde sempre, como uma das mais nobres regiões vitivinícolas
do mundo pelos seus

Romaneira. Apesar de mantermos a produção de Vinhos do Porto de excelência - Vintage, Unfiltered LBV´s, Tawnies de 10 e 40 anos - o foco da nossa actividade reside na produção de grandes vinhos de mesa, essencialmente tintos, mas sem esquecer brancos e rosés. Os recentes sucessos destes vinhos - cuja produção teve início somente em 2004 - são uma promessa sedutora para o futuro.
A Quinta da Romaneira produz Vinhos do Douro, Vinhos do Porto e Azeite. Já venceram vários prémios nos seus produtos e o azeite tem medalha de ouro no Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra 2011.
A Quinta da Romaneira teve a amabilidade de me enviar alguns dos seus produtos, os quais agradeço imenso o envio e esta parceria que agora se inicia.
Notas de Prova:
Fresco e elegante, e de agradáveis taninos, este vinho expressa a beleza selvagem das suas origens durienses. O Sino 2009 é um vinho encantador e suave. Na boca apresenta fruta bastante equilibrada e taninos aveludados e frescos.
Quinta da Romaneira Verdelho 2012-
Notas de Prova: A casta Verdelho,
conhecida no Douro por Gouveio, foi vinificada em cubas de aço
inoxidável, o que contribuiu para o carácter distinto, imaculado e
fresco deste excelente branco do Douro. Este vinho é produzido para
consumo imediato, informalmente, entre amigos.
Notas de Prova:
Este vinho apresenta uma cor ruby extremamente rica e no nariz aromas a bagas e frutos vermelhos. Rico e elegante no palato, revela sabores a especiarias, passas e frutos vermelhos. Agradavelmente equilibrado, de taninos com uma estrutura aveludada, mas firme, leva a um delicioso longo final.
Azeite Virgem Extra Romaneira
O Douro possui um microclima e solo particularmente adequados para o cultivo da oliveira, que povoa a região desde há muitos séculos. Nos olivais da Romaneira é possível encontrar as variedades tradicionais: Cordovil, Galega, Verdeal e Madural.
As azeitonas são colhidas à mão durante o Inverno, cerca de dois meses após a colheita das uvas, e depois esmagadas em moinho de pedra de granito e reduzidas a uma pasta sujeita a uma prensagem a frio.
O resultado é um azeite extra virgem de grande carácter e pureza, com uma acidez natural muito baixa, e um bouquet aromático que sugere o perfume exalado pelas ervas e plantas selvagens que crescem no interior da propriedade.
Parabens pela parceria.
ResponderEliminarBjinhos
Selene
Parabéns pela parceria.
ResponderEliminarBjs,
Susana
As Papinhas dos Babinhos