Esta receita é uma verdadeira perdição para os nossos sentidos, os aromas, os ingredientes, conjugam-se na perfeição resultando num prato muito agradável e saboroso.
Este peito de frango com ananás e leite de coco foi feito com leite de coco, um ingrediente que adoro, fica muito bem em pratos deste género e conseguimos um delicioso e cremoso molho. Usei ainda açafroa, para quem não conhece a açafroa é muito semelhante ao açafrão, existe na zona dos Açores e é um condimento fantástico e é português e merece ser conhecido.
A receita original é da Revista Sabe bem Faz Bem do Pingo Doce e aqui apresento a minha versão esperando que gostem.
Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo de confecção - 50 m
Ingredientes
- 2 peitos de frango
- 3 c. sopa de vinho branco
- sal q.b.
- óleo q.b.
- 10 hastes de coentros frescos
- 2 dl de leite de coco Koala
- 1 c. café de açafroa Azores Gourmet
- 1 malagueta vermelha
- 300 g ananás em calda
Confecção
1. Coloque metade dos coentros com 1 c. sopa de vinho branco e uma pitada de sal num almofariz e esmague bem até obter uma pasta. barre os peitos de frango com esta pasta e reserve pelo menos durante 12 horas no frigorífico.
2. Numa frigideira aqueça o óleo e core os peitos de frango de ambos os lados. Retire e reserve a carne. Nos sucos que ficaram na frigideira junte o vinho branco. De seguida junte o leite de coco e os restantes coentros ( reserve alguns para a decoração) finamente picados. Deixe ferver e após levantar fervura junte a açafroa , mexa bem e junte um pouco de malagueta, a gosto, finamente picada, reservando também alguma para a decoração. Deixe cozinhar em lume brando até o molho engrossar a gosto.
3. No final da cozedura adicione o ananás escorrido e cortado em pedaços e deixe ferver novamente por uns 2 minutos. Retire do lume.
4. Corte os peitos de frango em pedaços e coloque nos pratos. Regue com o molho , decore com malaguetas cortadas em juliana e coentros finamente picados. Sirva acompanhado com arroz branco.
Acompanhe esta receita com:
Este vinho apresenta um agradável carácter mineral e na boca uma grande harmonia. No nariz revela aromas elegantes que se abrem no copo, com suaves notas a cedro selvagem. Possui uma estrutura encantadora. Um vinho produzido para consumo imediato, apresentando, no entanto, alguma capacidade de envelhecimento em garrafa.
Nota
Para esta receita usei os seguintes produtos:
Açafroa dos Açores - Azores Gourmet
A Açafroa dos Açores (Carthamus tinctorius L.), também conhecida por Açafrão-Bastardo ou Cártamo, é uma especiaria muito apreciada e utilizada na região. Não tão cara como o Açafrão (Crocus sativus L.), é no entanto uma especiaria muito valiosa devido à enorme quantidade de flores necessária à sua preparação. De cor e aroma característicos, a açafroa enriquece a gastronomia, seja ela qual for. Utilize-a em pratos de peixe, arrozes, massas, paelhas. Apresentada em frasco com 10 Gr.
Tem um aspecto irresistível!
ResponderEliminarBeijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/
Belos sabores!
ResponderEliminarKiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html
Vou fazer, apesar de gostar mais do ananás como sobremesa. Mas vou fazer assim mesmo. Até trouxe açafroa de S. Miguel e também gosto muito de leite de coco. Vou gostar... e tem poucas calorias!
ResponderEliminarObrigada pela receita.
Um beijo.