sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Dicas para preparar um Natal mais económico - 2013

Este ano não foi fácil em termos económicos para a grande maioria das pessoas. O Natal que agora se aproxima deve deixar a muitos a preocupação do que pôr na mesa sem gastar muito ou do que oferecer sem despender de grandes quantias de dinheiro. Para quem gosta de se dedicar à cozinha publiquei aqui uma lista com presentes de Natal feitos em casa que todos irão gostar de receber. O que importa pensar é que o Natal é a época de celebrar com a família e que o mais importante é dar um miminho, uma lembrança, quem recebe gosta de certeza.

 Preparar um Natal mais económico deve ser uma das grandes preocupações da maior parte das famílias nesta altura. Não podemos deixar de celebrar esta data, mas podemos modificar um pouco o seu significado face ao que representava para nós, no geral, nos últimos anos. Se fazer um Natal o mais económico possível para a sua família é importante pode mudar algumas das tradições e fazer uma ceia de Natal deliciosa e menos convencional. O que importa é ter comida na mesa!


Fazer a festa de Natal pode não sair barato, mas ainda assim deixo aqui algumas dicas que poderão ajudar, com receitas económicas, a pôr uma bonita e recheada mesa de Natal para todos!


-  Faça as prendas em casa , porque não oferecer um cabaz por cada casal, com bolachas, uma compota,um vinho ou um licor, uns patés, umas deliciosas e variadas conservas de atum, sardinha , cavala, e / ou produtos feitos por si em casa.

Veja aqui a lista de sugestões de presentes que pode fazer em casa e oferecer no Natal.


- No que diz respeito à mesa de Natal  há sugestões mais económicas que poderá escolher. Se optar pelo tradicional bacalhau cozido  terá de contar que a refeição sairá sempre mais cara. Pode optar por " fugir" à tradição e servir o bacalhau de outras maneiras, assim, conseguirá uma refeição de bacalhau por um preço mais económico.


- Pode ainda optar por servir carne. Frango, peru, porco assados são ótimas sugestões para servir no Natal. O frango é uma opção económica e todos apreciam um bom frango assado no forno ou então um lombo de porco assado. Pode optar por um peru assado, também fica em conta.

- Para as entradas que compõem a mesa e todos vão petiscando antes da refeição principal e muitas vezes depois. Sugiro que , por exemplo, na noite de Natal sirva uma sopa. Uma canja, um caldo - verde, um creme de legumes aconchegarão o estômago e a alma de todos!

Ainda no que toca às entradas sirva pão e faça tostas em casa. Faça uns bons patés caseiros ( de atum, de delicías do mar, etc)  ou uns petiscos bem portugueses como por exemplo, moelas estufadas, peixinhos da horta, salada de orelha de porco, etc. Pode temperar umas azeitonas, fazer umas entradas de queijo fresco com azeitonas, orégãos e tomate às rodelas.Pode servir uns ovos cozidos temperados com azeite e ervas aromáticas ou recheados com paté de atum, por exemplo. Aposte em entradas fáceis e rápidas de fazer para além de económicas.

- Para as sobremesas, evite comprar as sobremesas fora, nesta altura encarecem bastante. Opte por fazer as sobremesas em casa. Um arroz doce, uma aletria, gelatina, pudins, bolos , ou mousses e frutas ou de chocolate , são exemplos de óptimas sobremesas caseiras, fáceis de fazer e económicas. Use pão com 2 ou 3 dias e  faça pudins de pão. Rabanadas, filhós , sonhos, coscorões, tudo isto pode ser feito em casa. Faça salada de frutas, é uma sobremesa fresca e leve e que a todos sabe bem e é bastante económica. Faça os salgados em casa com tempo, sai sempre mais barato fazer rissóis em casa do que comprar já feitos. pode fazer uma semana antes e congelar. O mesmo com croquetes ou pastéis de bacalhau. Umas pataniscas também são uma boa opção e quem não gostas destes tradicionais pastéis?

- Se tem uma família relativamente grande peça que cada um traga algo para a mesa, uma sobremesa, uma entrada, etc. Assim , repartido por todos, custará menos a encher a mesa e sairá mais em conta para si.

- Não faça comida em exagero, faça as contas por pessoa de forma  a evitar o desperdício de comida.  Se ainda assim sobrar comida e não quiser ficar com tanta comida em casa, distribua pela família e assim a comida não se estragará. Pode ainda optar por nos dias seguintes reinventar estas sobras e com elas fazer novas refeições.


Para ajudar nesta difícil tarefa de organizar a mesa de Natal de forma mais económica deixo aqui algumas sugestões económicas por categoria.


Sopas
























Entradas e acepipes














Carnes













Acompanhamentos 




Sobremesas





Aproveitamentos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.