Num destes dias ao jantar fiz esta receita de costeletas de borrego com compota de pimento vermelho, acelgas salteadas e puré de batata.
Tenho a imensa sorte de ter acesso a carne de borrego do campo e sei que muitas pessoas não apreciam borrego pelo seu sabor, porque comeram mal preparado ou porque se não for uma boa carne do campo o sabor pode gerar mais insatisfação que contentamento. Temperar bem a carne de borrego é um dos truques para o sucesso desta carne. Esta receita é muito simples de fazer e fica uma delícia.
Acompanhei com acelgas salteadas e puré de batata. A acelga é um vegetal pouco conhecido em Portugal mas é excelente salteado ou em sopas, ou como esparregado por exemplo. As folhas jovens podem ser comidas cruas em saladas. Comprei um pequeno vaso com acelgas que têm crescido bastante e esta foi a primeira vez que as experimentei e gostei bastante.
Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo de confecção - 40 m
Ingredientes
- 500 g costeletas de borrego
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- azeite q.b.
- 200 ml vinho branco
- 1 pitada de pimentão doce
- compota de pimento vermelho José Gourmet q.b.
- 150 g acelgas
- 8 batatas médias
- manteiga q.b.
- noz moscada q.b.
- leite q.b.
- sal e pimenta preta q.b.
Confecção
1. Cerca de 6 horas antes tempere a carne com um dente de alho laminado, louro, vinho branco e pimentão doce. Misture bem e deixe tomar gosto.
2. Coloque o borrego numa frigideira larga com a marinada. Tempere a gosto de sal e pimenta e junte um fio de azeite. Leve ao lume até ferver. Após levantar fervura reduza o lume para médio e deixe cozinhar por uns 30 minutos. Durante este tempo o molho da marinada vai evaporar e a carne vai começar a fritar na sua própria gordura. Quando chegar a esta fase reduza o lume para o mínimo e deixe a carne alourar.
3. Enquanto a carne cozinha faça o puré. Cozas as batatas em água temperada de sal. Depois de cozidas desfaça-as em puré, junte leite a gosto, tempere de sal e noz moscada e leve novamente ao lume até obter a consistência desejada. No final junte um pouco de manteiga, deixe derreter e desligue o lume.
4. Lave e corte as acelgas em juliana. Numa frigideira aqueça azeite e alho finamente picado. Junte então as acelgas, tempere de sal e saltei-as a gosto.
5. Em cada prato coloque puré de batata, as acelgas salteadas, o borrego e sirva com compota de pimento vermelho.
Acompanhe esta receita com:
Plansel Selecta - Touriga Nacional- Quinta da Plansel
Cor granada escura e intensa com um ligeiro toque a violeta. Aroma intenso a flores, a amora e a ameixa, também com alguma menta e avelãs.
Nota
Para esta receita use o seguinte produto: Compota de pimento vermelho José Gourmet
Uau, que bela apresentação e que bela sugestão!
ResponderEliminarBjs, Susana
Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
https://www.facebook.com/Tertuliadasusy
Que prato tão delicioso.
ResponderEliminarAdorei a apresentação, que maravilha!
ResponderEliminarQue lindo este prato! E deve ser delicioso.
ResponderEliminarBeijinhos
Eu sou das poucas na minha família que adora borrego! Muita gente não gosta devido ao sabor particular da carne, mas é exactamente isso que me faz gostar, é uma carne muito saborosa!
ResponderEliminarO teu ficou com um aspecto fantástico
Beijinhos doces.